Coluna Olhares

Como anda a participação dos alunos em suas aulas?

Para uma participação ativa dos nossos estudantes em sala de aula, seja virtual ou presencial na escola, precisamos criar situações de aprendizagem, que chamem a participação, que valorizem a expressão das crianças, adolescentes e jovens, que incentivem a autonomia e a criatividade, que levem à reflexão, que desafiem os alunos na busca de soluções e respostas, entre outras coisas, o que nem sempre é tarefa fácil de se fazer. Mas aulas onde os alunos são apenas espectadores desmotivam o estudo, levam ao desânimo e podem contribuir como um dos elementos que levam ao abandono escolar.

Mas o que podemos fazer?

São muitas as possibilidades que levam à participação ativa dos alunos, nas quais além de consumidores, passam a ser também produtores de conteúdos e conhecimentos.

Compartilho com vocês uma dessas possibilidades, uma proposta que venho fazendo há anos com meus alunos, que vai “chacoalhar sua sala de aula”: o jornal escolar.

Esse projeto explora a interdisciplinaridade, envolve diferentes linguagens e que pode render muita aprendizagem, além de ser muito prazeroso para todos, e que tem como produto final um material a ser compartilhado. Pode ser realizado com alunos em diferentes anos, com adaptações e de acordo com a complexidade possível para cada idade. Já desenvolvi com os pequenos na alfabetização, com os maiores de 3º ao 5º ano e com alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Jornal escolar

Os alunos adoram assumir os papéis de “jornalistas e repórteres”, se sentem importantes ao entrevistar pessoas, pesquisar assuntos, fotografar para as matérias, debater os temas, apurar fatos, e tudo mais que envolve a produção do jornal. Isso tudo sem contar todas as habilidades que podem ser desenvolvidas nas práticas de linguagem: oralidade, leitura e escrita, a partir da exploração dos textos das esferas jornalísticas, que estão previstas na BNCC desde o 1º ano do ensino fundamental e que fazem parte dos currículos, sem deixar de lado habilidades de outras disciplinas.

Veja abaixo algumas dessas habilidades, em Língua Portuguesa, do 1º ao 5º anos:

  • (EF12LP11) Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • (EF03LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos.
  • (EF04LP17) Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.
  • (EF04LP16) Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • (EF05LP17) Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Como fazer?

O professor pode:

  • propor a produção de um jornal completo com sua turma, com as principais seções;
  • propor a produção de uma ou mais seções, escolhendo o gênero textual que será explorado;
  • combinar a produção completa com toda a escola, na qual cada turma fica encarregada de produzir uma parte do jornal. As turmas de alfabetização da escola podem escrever legendas das fotos, os classificados ou uma entrevista, por exemplo.
  • selecionar e escolher com a turma ou com toda a escola, os temas que serão abordados, que podem ser do cotidiano escolar, da comunidade no entorno, de interesse dos alunos etc. Jornais temáticos são boas opções para se iniciar a produção de um jornal escolar. Veja alguns exemplos de temas: Meio Ambiente (o destino do lixo escolar e da comunidade); Saúde (como a escola e a família podem se prevenir quanto à covid); Cultura (o acesso de alunos aos livros e a leitura).
  • propor o jornal escrito, no formato impresso e a partir dele propor a produção no formato digital, ou em vídeo ou oral.

O projeto jornal pode ser desenvolvido em até um mês de aula, em um bimestre, ou mesmo durante todo o ano escolar, com mais de uma edição produzida pelos alunos, mas a definição quanto ao tempo e espaço que irá ocupar dentro do planejamento e rotina da turma, depende das necessidades de aprendizagem dos alunos e das habilidades a serem desenvolvidas. O professor deve selecionar quais são as habilidades que pretende desenvolver com os alunos dentro da oralidade, da leitura e da escrita.

Onde encontro materiais de referência e de apoio ao desenvolvimento do jornal?

Os primeiros jornais que fiz com meus alunos foram reproduzidos com o uso do mimeógrafo a base de álcool e estêncil; depois com o passar do tempo passei a usar uma impressora onde eram reproduzidos em papel jornal, coloridos e com fotos. O layout que era criado no desenho e com uso de régua no início, passou a ser definido com o uso dos computadores e recursos digitais. Mas hoje podemos conta ainda mais com materiais e recursos disponibilizados gratuitamente para o planejamento e desenvolvimento do jornal.

Veja abaixo, alguns materiais e conteúdos que vão contribuir muito na produção do jornal escolar:

1. Site Jornal Escolar

Tem tudo o que o professor precisa: a base teórica para compreender a importância do trabalho com jornal em sala de aula; dados de pesquisas sobre seu uso escolar; orientação a todas as etapas de desenvolvimento; sequencias didáticas; planos de aulas; vídeos com práticas ; passo-a-passo da diagramação com diversos modelos editáveis e muito, muito mais. http://www.jornalescolar.org.br/

2. Layouts editáveis.

3. Site do Joca

Jornal voltado para crianças, com assinatura, mas que disponibiliza alguns materiais gratuitos para o professor.

4. Jornal voltado para crianças, mas só com assinatura

5. Plataforma de armazenamento para publicação e acesso de todos ao jornal escolar produzido.

6. Jornais escolares para inspirar

7. Vídeos sobre jornalismo


Agora, mãos na massa! Acesse os materiais, estude e planeje, inspire-se e use todos os recursos disponíveis para criar um jornal escolar com sua turma ou toda a escola. Você vai ver como a participação dos alunos vai ser muito ativa e como podem avançar na aprendizagem. Deixe seu comentário sobre o uso do jornal em sala de aula. Já fez? Usa outros recursos tecnológicos? Como foram as participações dos alunos?

Um grande abraço e até o próximo post aqui na coluna!

About author

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Professora há quase 30 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recebeu o Prêmio Educador Nota 10, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga. Atualmente, assina a coluna Olhares no blog Redes Moderna.