Paulo Freire e Henri Wallon em seus estudos nos mostram como a afetividade está intrinsicamente ligada à aprendizagem, sendo a boa relação professor-aluno uma condição necessária para que ela aconteça e se desenvolva. Portanto, favorece também a consolidação de um ambiente propício à construção do conhecimento em sala de aula.
Mas como pensar em afetividade, sem conhecer nossos estudantes? Você sabe quais são seus desejos, sonhos e sentimentos? Afinal, qual é o “retrato” da sua turma?
A construção desse retrato coletivo pressupõe tempo e espaço permanentes de fala e escuta em sala de aula, com práticas pedagógicas que explorem e levem em conta a história de cada um, de forma única e individualizada.
Rodas de conversa, projetos colaborativos, entrevistas e dinâmicas de grupo são algumas dessas práticas que nos permitem conhecer as histórias dos estudantes e obter elementos necessários para o planejamento de uma proposta educacional significativa.
Além do vínculo afetivo, o registro desse retrato pode render boas situações de aprendizagem, como, por exemplo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na alfabetização, em que, por meio das intervenções pedagógicas do professor, os alunos podem avançar na compreensão do sistema alfabético de escrita com atividades de reflexão sobre a língua, de oralidade, leitura e escrita.
Para os pequenos, do 1º ao 3 º ano, uma boa proposta é conhecer e registrar a história da turma em formato de álbum de figurinhas. É o lúdico aliado a aprendizagem! Para as crianças uma grande brincadeira, para o professor, um importante documento para o planejamento.
Trabalhando a afetividade: como produzir um álbum de figurinhas da sua turma?
- Ferramentas para a construção do álbum
O álbum pode ser feito com o uso do Word, Powerpoint, Canva ou, até mesmo, sem uso de tecnologia digital, em um caderno ou folhas avulsas. O importante é garantir que as próprias crianças registrem por escrito suas histórias pessoais, expressando seus desejos, sonhos, preferências e sentimentos. Os registros escritos podem ser digitalizados ou fotografados para compor a versão no formato digital. Desenhos e outras imagens ilustrarão as páginas do álbum e irão compor as figurinhas. Para cada aluno, uma página (frente e verso), com pelo menos quatro figurinhas.
- Conteúdo do álbum
Para compor a página, as crianças escrevem informações pessoais:
- Nome completo:
- Idade:
- Brinquedos, brincadeiras ou jogos preferidos:
- Meus pratos de comida preferidos:
- Animais de estimação que tenho ou gostaria de ter:
- As pessoas da minha família são:
- Tenho medo de:
- Fico feliz quando:
- Meus melhores amigos e amigas são:
- Lugares que eu gostaria de visitar:
- Livros ou histórias preferidas:
- Cantor(a) ou música preferida:
Essas são algumas sugestões de informações para compor as páginas do álbum, mas você pode incluir, modificar, ou ajustar de acordo com o que julga importante conhecer em sua turma.
- Crie um contexto
Para chegar ao registro escrito, é importante trabalhar o lúdico com as crianças. Por exemplo, elabore uma brincadeira no pátio para que a turma registre suas preferências de brinquedos e brincadeiras; ou proponha um pequeno vídeo sobre cuidados com animais de estimação; vale pensar em uma roda de conversa a partir da leitura de livro para explorar alegrias e/ou medos etc.
Dessa forma, a produção do álbum não será simplesmente responder perguntas, mas uma experiência com diversas situações para aprender e desenvolver habilidades, conhecer uns aos outros, respeitar diferenças, entre tantos pontos importantes. As páginas podem ser impressas em formato livreto (folha sulfite dobrada ao meio), frente e verso, ou em um caderno, de desenho por exemplo, adaptando o formato, colando folhas avulsas respondidas.
- Elabore as figurinhas
Minha sugestão é ter pelo menos 4 figurinhas, ilustrando as figurinhas em cada página (pensando em um sulfite A4 dobrado ao meio). A figurinha principal é a do estudante, as outras três podem ser fotos ou desenhos levantados na página de cada um, pode ser o lugar que gostaria de visitar, o animal de estimação, brinquedos etc. Para a foto principal, do estudante, pode-se trabalhar uma minibiografia com as principais informações de sua história e legendas especiais para as outras imagens. As figurinhas precisam ser impressas, organizadas em pacotinhos, no formato já conhecido.
Em um formato A4, cabem oito figurinhas, ou seja, a história de dois alunos, mas isso pode variar de acordo com o tamanho que o professor puder escolher. Se for possível, o melhor é imprimir as imagens em papel autocolante, mas pode ser impresso em papel sulfite mesmo, recortar e colar. Ao final, a alegria fica por conta de abrir os pacotinhos e descobrir de quem são as figurinhas. Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, o professor pode imprimir figurinhas extras, repetidas, para trocas entre eles e que podem ser coladas nos cadernos ou em outros lugares.
O álbum pronto pode ser apresentado em um evento especial, com a participação das famílias, pode ser disponibilizado em formato digital e o impresso pode ficar em sala de aula para consulta de todos.
Como adaptar o álbum de figurinhas para o 4º e 5º ano?
Para os alunos de 4º e 5º ano, o formato pode ser adaptado para uma revista digital ou impressa. A partir das informações e das descobertas feitas pelo professor na primeira etapa, é possível colher elementos para o planejamento das aulas e, até mesmo, diagnosticar a necessidade de ações de caráter socioemocional que devem ser conduzidas e apoiadas pela escola ou Rede de Ensino.
A produção do álbum pode ser um projeto da turma e se transformar em um portfólio do professor. Para isso, o docente pode incluir no seu exemplar outras informações relativas ao desenvolvimento da aprendizagem de cada estudante e da turma como um todo.
Agora é com vocês, queridos colegas de trabalho! Pense e construa o retrato da sua turma, e não se esqueçam: afetividade e aprendizagem andam juntas!
Um abraço e até a próxima!
Mara Mansani