Coluna Educação Inovadora

Como promover uma orientação eficiente para os pais

Uma das grandes angústias dos educadores é como orientar e promover uma comunicação eficiente aos pais. Grande parte dessa preocupação está relacionada com educadores que lecionam para crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental I, em que o apoio dos pais é essencial para o processo de ensino-aprendizagem.

Essa pergunta não vem sendo debatida desde hoje na educação, mas com a pandemia ficou em evidência. Abaixo, reunimos sugestões que poderão auxiliar você a rever rotas e trilhas de aprendizagem e envolver melhor os familiares nesse processo. Vamos juntos!?

Apoio socioemocional

É importante trabalhar aspectos socioemocionais também com os pais. Os professores podem propor atividades para que os familiares também possam vivenciar e gerir melhor suas angústias e emoções, como oferecer um quadro com algumas situações para que os pais possam refletir sobre suas ações, ou ainda propor um jogo para o ambiente familiar que reflita ações, atitudes e sentimentos, entre outros.

Muitos projetos desenvolvidos na escola podem ser retomados, neste período, como leitura em família, caixa-surpresa etc., trabalhando esses aspectos. Tente indicar leituras que tenham aspectos socioemocionais e que ajudem nessa reflexão familiar. Isso pode ser usado em todas as etapas, observando as diferentes particularidades de uma série para outra. Se queremos que o familiar e ou responsável pelo estudante participe, também é necessário engajá-lo em ações de pertencimento!

Orientações aos familiares

É importante que ao encaminhar uma orientação aos pais você se atente para que ela seja clara, objetiva e didática, detalhando ao máximo as informações, seja para realizar uma atividade, seja para acompanhar o estudante na realização das atividades propostas.

É necessário enxergar os familiares como peça fundamental ao sucesso do processo de aprendizado, não só para esse momento emergencial, mas também para o retorno presencial, já que eles poderão auxiliar a planejar novas rotas para conduzir a volta. Dessa maneira, é importante dividir com eles fichas para preencher com informações sobre os estudantes: se eles estão conseguindo realizar as atividades, se as informações foram suficientes, se o aluno se mostrou interessado e ou desinteressado ao realizar a atividade etc.

Outra dica é demonstrar maneiras de conduzir a rotina de estudos em casa, através de ilustrações e cuidados que os familiares devem ter, como ambiente de aprendizagem, postura, alimentação, horários de estudos, entre outros. Sabemos que mesmo diante de tantos desafios é importante enfatizar esses cuidados.


Esse é um momento de união, em que sabemos que os familiares não irão substituir os professores, mas podem ajudar a construir esse momento de aprendizagem e ser fundamental após com o retorno presencial. Agora é a hora e a vez de engajar os pais nessa missão!

Um abraço carinhoso.

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.