Com as aulas sendo ministradas por tecnologia, muitos professores estão com dúvidas de como inovar em suas aulas, já que os planejamentos das aulas presenciais e das aulas mediadas por tecnologia são muitos diferentes entre si, além de alguns materiais que estávamos acostumados a usar em sala de aula sofrerem alterações para que possam ser apresentados em aulas e suportes digitais.
Precisamos olhar para esse período como um período emergencial das aulas, considerando que é normal enfrentar dificuldades em preparar as mesmas; por isso, planejá-las, trocar com o colega e compreender as diferenças podem auxiliar você a inovar no aprendizado. Para ajudar neste momento, reunimos algumas sugestões para que você possa refletir e replicar. Vamos lá?!
Menos é mais
Sabe aquela frase “menos é mais”? Ela é propícia para esse momento! Para que os estudantes possam se engajar nas aulas é preciso que elas sejam atrativas, interativas e que os alunos se sintam pertencentes, criando uma conexão, já que o meio ministrado é o suporte digital.
Os passos da aula devem ser apresentados aos estudantes; elas devem ser compostas pela apresentação inicial e um acolhimento, apresentando a habilidade a ser trabalhada para que o estudante possa compreender a proposta, e uma problematização ou um tema gerador. Na sequência, vem o desenvolvimento da aula com atividades e, por fim, uma retomada dos principais assuntos e também uma avaliação para compor o portfólio e/ou uma rubrica, que servirá de base para um replanejamento e compreensão se os estudantes estão conseguindo acompanhar as aulas.
É importante promover a interação, mas permitindo que os estudantes escolham a maneira de participar. Muitos sentem receio de se expor e dizer algo que possa estar errado, por isso é importante estabelecer combinados e sempre conversar com a turma sobre internet segura e cyberbullying.
Para levar para as aulas
Metodologias ativas
As metodologias ativas podem ser trabalhadas de diversas maneiras e um dos objetivos principais é tirar o aluno da passividade e trazê-lo ao centro do processo, para que participe de maneira ativa da sua aprendizagem.
Vale trazer problemas reais e conversar com os estudantes sobre o momento atual em que estamos vivendo, pedindo que eles reflitam sobre alguns aspectos, encontrando possíveis soluções.
A sala de aula invertida também pode trazer engajamento e personalização ao aprendizado ao antecipar conteúdos que podem ser uma música, uma leitura ou um filme, para que o estudante possa trazer pontos para a discussão nas aulas. O cuidado é somente propor coisas que são acessíveis aos discentes nesse momento.
Cultura maker
Outro desafio possível neste momento é trabalhar com a cultura maker, que propõe um aprendizado mão na massa. É possível aliar o seu aprendizado às metodologias ativas e incentivar os estudantes a criar, utilizando materiais de fácil acesso e também apresentando propostas de substituição.
Habilidades Socioemocionais
Trabalhar com as habilidades socioemocionais é essencial, principalmente porque estamos administrando muitos sentimentos neste momento de pandemia. Preveja um acolhimento, uma atividade que pode até ser em formato de rubrica; isso ajuda a compreender um pouco mais como estão nossos estudantes e a replanejar as ações.
Os desafios são muitos! É importante trazer os pilares da inovação para mantermos a tranquilidade e repassá-la aos estudantes, construindo caminhos juntos. As pessoas sempre serão o centro do processo de aprendizagem.
Um abraço carinhoso,