Coluna Educação Inovadora

Como inovar nas aulas em tempo de pandemia

Com as aulas sendo ministradas por tecnologia, muitos professores estão com dúvidas de como inovar em suas aulas, já que os planejamentos das aulas presenciais e das aulas mediadas por tecnologia são muitos diferentes entre si, além de alguns materiais que estávamos acostumados a usar em sala de aula sofrerem alterações para que possam ser apresentados em aulas e suportes digitais.

Precisamos olhar para esse período como um período emergencial das aulas, considerando que é normal enfrentar dificuldades em preparar as mesmas; por isso, planejá-las, trocar com o colega e compreender as diferenças podem auxiliar você a inovar no aprendizado. Para ajudar neste momento, reunimos algumas sugestões para que você possa refletir e replicar. Vamos lá?!

Menos é mais

Sabe aquela frase “menos é mais”? Ela é propícia para esse momento! Para que os estudantes possam se engajar nas aulas é preciso que elas sejam atrativas, interativas e que os alunos se sintam pertencentes, criando uma conexão, já que o meio ministrado é o suporte digital.

Os passos da aula devem ser apresentados aos estudantes; elas devem ser compostas pela apresentação inicial e um acolhimento, apresentando a habilidade a ser trabalhada para que o estudante possa compreender a proposta, e uma problematização ou um tema gerador. Na sequência, vem o desenvolvimento da aula com atividades e, por fim, uma retomada dos principais assuntos e também uma avaliação para compor o portfólio e/ou uma rubrica, que servirá de base para um replanejamento e compreensão se os estudantes estão conseguindo acompanhar as aulas.

É importante promover a interação, mas permitindo que os estudantes escolham a maneira de participar. Muitos sentem receio de se expor e dizer algo que possa estar errado, por isso é importante estabelecer combinados e sempre conversar com a turma sobre internet segura e cyberbullying.

Para levar para as aulas

Metodologias ativas

As metodologias ativas podem ser trabalhadas de diversas maneiras e um dos objetivos principais é tirar o aluno da passividade e trazê-lo ao centro do processo, para que participe de maneira ativa da sua aprendizagem.

Vale trazer problemas reais e conversar com os estudantes sobre o momento atual em que estamos vivendo, pedindo que eles reflitam sobre alguns aspectos, encontrando possíveis soluções.

A sala de aula invertida também pode trazer engajamento e personalização ao aprendizado ao antecipar conteúdos que podem ser uma música, uma leitura ou um filme, para que o estudante possa trazer pontos para a discussão nas aulas. O cuidado é somente propor coisas que são acessíveis aos discentes nesse momento.

Cultura maker

Outro desafio possível neste momento é trabalhar com a cultura maker, que propõe um aprendizado mão na massa. É possível aliar o seu aprendizado às metodologias ativas e incentivar os estudantes a criar, utilizando materiais de fácil acesso e também apresentando propostas de substituição.

Habilidades Socioemocionais

Trabalhar com as habilidades socioemocionais é essencial, principalmente porque estamos administrando muitos sentimentos neste momento de pandemia. Preveja um acolhimento, uma atividade que pode até ser em formato de rubrica; isso ajuda a compreender um pouco mais como estão nossos estudantes e a replanejar as ações.

Os desafios são muitos! É importante trazer os pilares da inovação para mantermos a tranquilidade e repassá-la aos estudantes, construindo caminhos juntos. As pessoas sempre serão o centro do processo de aprendizagem.

Um abraço carinhoso,

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.