A gamificação tem muito potencial dentro da sala de aula, podendo despertar o interesse dos estudantes pelo currículo, além de contribuir para que as aulas sejam mais atraentes. Esta abordagem é pautada em metodologias ativas que visam a participação ativa dos estudantes por meio de jogos.
É possível montar uma aula gamificada mesmo que você não esteja familiarizado com o tema. O primeiro passo é compreender que ela é caracterizada pelo uso estratégico da lógica dos jogos, de forma que o estudante aprenda e interaja ativamente. Desta maneira, o estudante é incentivado a participar e assumir o papel de ativo, desenvolvendo habilidades e competências, como criatividade, protagonismo, iniciativa, inovação, cooperativismo, solução de problemas, entre outros.
Neste processo, o professor é o mediador do processo de aprendizagem e deve aguçar a criatividade dos estudantes com desafios baseados em problemas reais, ao transformar o currículo em uma atividade de descoberta, jogo de detetive, caça tesouros.
Assim, o conteúdo que seria expositivo se torna mais atraente e os momentos das aulas mais atraentes e divertidos, trazendo o lúdico ao permitir que eles reflitam sobre as vivências e favorecendo a escuta, a análise visual, o questionamento, o fazer, o ensinar e o aprendizado colaborativo entre os estudantes.
Transformando a aula em gamificada
Como vimos, a gamificação traz inúmeros benefícios a estudantes e professores tanto no que tange ao desenvolvimento de habilidades e competências quanto no enriquecimento curricular, com a facilidade de trabalhar o currículo, emitir feedback instantâneo de aprendizado, trazer a possibilidade de trabalho multidisciplinar e com temas transversais.
Para isso, o professor precisa ter mente que o estudante precisa desenvolver as seguintes estratégias:
- Explorar o problema;
- Levantar hipóteses;
- Buscar soluções a partir de conhecimentos prévios;
- Identificar o que sabe e o que precisa ser aprendido para resolver e atuar sobre o problema;
- Estabelecer tarefas individuais e delegar responsabilidades entre os integrantes da equipe;
- Compartilhar o novo conhecimento adquirido;
- Aplicar o conhecimento para resolver o problema;
- Avaliar a solução proposta e a eficácia dela.
Para isso, é necessário que o professor retome características do jogo, que vão desde elemento dinâmicos, mecânicos, objetivos de aprendizagem, conteúdos, aprendizados, plataformas digitais e feedbacks, como veremos a seguir.
- Os elementos dinâmicos são as estruturas e o funcionamento da aula gamificada, como emoções, narrativa, progressão (indicadores de avanço no jogo), regras e relacionamento entre a equipe.
- Os elementos mecânicos são as orientações do jogo. Itens necessários a prosseguir nas etapas, avaliação, chances, cooperação, competição e desafios, entre outros.
- Os objetivo de aprendizagem dizem respeito ao que o estudante deve saber e compreender com o jogo.
- O conteúdo refere-se aos temas que serão abordados, se a atividade é multidisciplinar, ou possui um tema central com subtemas.
- As atividades são as trilhas de aprendizagem em que os estudantes precisarão resolver para desenvolver o conhecimento específico, além dos recursos que podem ser digitais e ou mão na massa.
Conheça aqui algumas ferramentas digitais:
· Kahoot · Wordwall · Quizzis · Edupulses
- Todos os jogos têm regras que precisam ser objetivas e vir acompanhadas de feedbacks. Cada atividade precisa ter uma duração definida, assim como o número de conquistas e a frequência de interação entre os jogadores.
Um abraço e até a próxima!