Coluna Educação Inovadora

Nove dicas de ferramentas digitais para trabalhar com o ensino a distância

Estamos vivenciando tempos de incertezas e dúvidas, devido à pandemia da covid-19. Em muitos estados e municípios brasileiros, as aulas estão suspensas, devido ao alto índice de contaminação.

Neste cenário, em que é necessário criar caminhos e estratégias para trabalhar com o ensino a distância, e ferramentas digitais são uma boa maneira de diminuir o impacto, mas também é importante criar uma cultura de continuidade dos estudos na rotina domiciliar. Serão muitos desafios e também aprendizados para tornar o ensino produtivo e sem dúvidas o apoio dos familiares será essencial.

Para isso, o trabalho deve vir acompanhado de um amplo diálogo com os pais e responsáveis e, na medida do possível, intensificar com videoaulas e orientações em suportes e grupos, como os de Whatsapp, ou em plataformas existentes, combinando ferramentas.

Também é importante considerar as aptidões e o nível de conhecimento dos estudantes para utilizar a melhor ferramenta, assim como considerar os níveis de adoção em tecnologia, ou seja, analisar e ponderar aquilo que os estudantes possuem de acesso e priorizar aquelas que podem ser utilizadas de maneira off-line, além de considerar os materiais didáticos e o currículo.

Abaixo relacionamos algumas dicas, além das conhecidas e utilizadas, para que educadores e gestores conheçam e adotem, facilitando o aprendizado dos estudantes e fornecendo assistência social e interação.

  • Blackboard – Recursos e ferramentas para fazer a transição e fornecer ensino e aprendizagem de qualidade on-line.
  • CenturyTech – Caminhos pessoais de aprendizado com microaulas para abordar lacunas no conhecimento, desafiar os alunos e promover a retenção de memória a longo prazo.
  • ClassDojo e Edmodo – Conectam professores com alunos e pais para criar comunidades em sala de aula.
  • EkStep – Plataforma de aprendizado aberta, com uma coleção de recursos de aprendizado para apoiar a alfabetização e o ensino de matemática.
  • Google Classroom – Ajuda as turmas a conectarem-se remotamente, comunicarem-se e manterem-se organizadas.
  • Moodle – plataforma de aprendizado aberta, orientada para a comunidade e com suporte global.
  • Schoology – Ferramentas para apoiar a instrução, o aprendizado, a classificação, a colaboração e a avaliação.
  • Seesaw – Ferramentas para apoiar a construção de portfólios.

O momento é para reinventar-se e permitir-se aprender nesse processo!

Um abraço,

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.