Olá pessoal! Como vocês estão? Espero que esteja bem. No artigo do mês passado falamos sobre os desafios para abordar com crianças assuntos difíceis. E uma coisa que sempre penso é como a arte é uma grande aliada. Mas se a arte é importante para os estudantes ela também é igualmente necessária aos educadores. Inspira, tira do lugar comum, mexe com opiniões ou reforça o que já é uma crença.
A arte transcende o tempo. É perene. E como é importante ter para dar, professores, professoras, toda comunidade escolar pode aproveitar ao máximo a arte.
Por isso compartilho com vocês 4 filmes que vão ampliar seu olhar e o olhar dos seus estudantes sobre o mundo.
Vamos lá?
Educação Infantil – Matilda

Quem disse que fofoca, mentiras, medos, lealdade, parceria, imaginação e solidão são coisas que acontecem só no universo adulto? Achar que as crianças não vivenciam ou não percebem as dificuldades da vida é uma bobagem. Além disso, pensar assim, nos faz ficar distantes delas.
Nesta história incrível, cheia de sensibilidade e afeto, Matilda é uma menina com habilidades especiais. Uma história sobre acreditar.
Uma dica é primeiro assistir o filme e depois assistir de novo, com sua turma. Na sequência, que tal uma atividade onde as crianças poderão escolher qual personagem do filme querem apresentar/se caracterizar?
Provavelmente elas vão escolher o personagem com quem mais se identificarem. Aproveite esta brincadeira para conhecer ainda mais seus alunos e alunas.
Fundamental 1 – Pequena Miss Sunshine

Crescer também é bom, faz parte da vida. Mas às vezes não é nada simples. Padrões estéticos, sociais podem ser desafiadores. Mas e quando você encontra em quem ama tudo que precisa para superar estes obstáculos? E quando você consegue estar num ambiente de afeto? Não é sobre mudar o mundo e fazer com que ele se encaixe no que você precisa. Seria ingenuidade pensar assim. É sobre acreditar que o seu mundo e a forma como você o encara podem sim ser mais positivo, ou seja, pensar no que pode ser feito por você, isso sim é importante.
O sonho da pequena Olive é participar do concurso de Pequena Miss Sunshine. Para isso, ela embarca em uma divertida e comovente viagem com o pai, o tio, o avô, o irmão e a mãe. A família precisa correr contra o tempo para que Olive chegue no horário e possa fazer a apresentação criada pelo seu avô.
Depois de assistir o filme, que tal uma apresentação artística na turma, onde cada um apresente aquilo que considera ser seu maior talento?
Fundamental 2 – Os Goonies

Não sei se você já viu esse filme. Ele é de 1985 e é um marco para muitas pessoas e com certeza um filme atemporal. Um grupo de amigos vive a maior aventura de suas vidas para ajudar suas famílias, quando um novo empreendimento imobiliário ameaça suas casas.
Uma história sobre lealdade, garra e parceria. Um ótimo momento pós filme, pode ser uma roda de conversa com a turma sobre os melhores amigos e amigas. Participe também. Conte quem eram seus melhores amigos na infância e porquê.
Afinal, se é importante você conhecer a turma, também é importante que a turma conheça você.
Ensino Médio – Estrelas além do tempo

Pensar nas mulheres como protagonistas quando o assunto é matemática e física ainda não é algo comum. Esta parece uma frase de centenas de anos mas não é. O cenário vem mudando, e muito, mas infelizmente ainda percebemos como os saberes dos homens e das mulheres são transmitidos às crianças.
Estrelas além do tempo é baseado na história real de três mulheres que mudaram a história da matemática e da física. Elas foram fundamentais para que, por exemplo, o ser humano chegasse à lua. Tudo isso num cenário de racismo, machismo, classismos e outros problemas sociais.
O filme pode ser uma ótima introdução para dialogar com a turma sobre papéis sociais, as contribuições das mulheres na tecnologia e as oportunidades que podem ser perdidas em função dos preconceitos e racismos.
Estarei curiosa por aqui, querendo saber se assistiram os filmes as atividades que fizeram. Me contem?
Afinal de contas, essa história não acaba nem aqui nem lá.
Ainda há muito para contar. E eu, que já estou indo embora, te encontro já já!
Até breve
Janine Rodrigues
Educadora, Psicanalista, Escritora
Diretora da Piraporiando Educação e Presidente do Instituto Piraporiando