Coluna Educação Inovadora

Competências Digitais – o que são e como desenvolver na equipe docente

As competências digitais, também conhecidas como competências tecnológicas ou digitais, referem-se ao conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes necessários para utilizar as tecnologias digitais de forma eficaz, crítica e ética. Isso inclui a capacidade de navegar na internet, utilizar ferramentas digitais, produzir e compartilhar conteúdos online, resolver problemas e compreender as implicações éticas e sociais da tecnologia na cidadania digital.

Ser professor hoje é exercer um papel fundamental na formação integral dos estudantes, indo além da transmissão de conhecimentos. É ser um mediador de experiências e um guia na construção de saberes significativos. Ser um agente de transformação, adaptando-se às demandas da sociedade contemporânea, promovendo a inclusão, a diversidade, a criatividade e a colaboração. Além disso, é cultivar valores como empatia, respeito e ética, onde faz necessário estar aberto ao diálogo, à inovação e ao aprendizado constante, buscando inspirar, motivar e capacitar os alunos para os desafios e oportunidades do mundo em constante mudança.

Assim, as competências digitais se tornaram essenciais no contexto educacional atual, exigindo que gestores e professores desenvolvam habilidades e conhecimentos relacionados ao uso eficaz das tecnologias digitais para potencializar a aprendizagem dos alunos.

Como desenvolver Competências Digitais na Equipe Docente?

Para desenvolver competências digitais na equipe docente é fundamental para promover uma educação inovadora e eficaz no contexto atual. Para isso, é importante identificar as habilidades essenciais que os professores precisam desenvolver e adotar estratégias eficazes de capacitação e formação. A seguir apresentaremos quais habilidades essenciais e forma de desenvolvê-las na equipe docente.

De olho nas habilidades essenciais

Literacia Digital

Compreensão básica de como utilizar dispositivos digitais, navegar na internet, acessar e avaliar informações online de forma crítica e segura.

Competência Técnica

Habilidade para usar ferramentas digitais e aplicativos educacionais, criar e editar conteúdos digitais, gerenciar plataformas online e solucionar problemas tecnológicos simples.

Pensamento Crítico e Criativo

Capacidade de analisar criticamente informações digitais, desenvolver soluções inovadoras, estimular a criatividade dos alunos e promover a resolução de problemas de forma colaborativa.

Comunicação e Colaboração

Habilidade para se comunicar de forma eficaz por meio de ferramentas digitais, colaborar em projetos online, participar de redes profissionais e interagir com os alunos de maneira virtual.

Ética e Segurança Digital

Conhecimento e prática de condutas éticas e seguras na internet, compreendendo questões de privacidade, direitos autorais, cyberbullying e proteção de dados pessoais.

Para desenvolver essas habilidades é essencial o desenvolvimento em:

Formação Continuada em Tecnologia Educacional

Promover programas de formação continuada em tecnologia educacional para capacitar os professores no uso de ferramentas digitais, plataformas de ensino online, recursos multimídia e estratégias pedagógicas inovadoras.

Integração da Tecnologia no Processo de Ensino-Aprendizagem

Incentivar os professores a integrar a tecnologia de forma significativa em suas práticas pedagógicas, promovendo a criação de atividades interativas, colaborativas e personalizadas que estimulem a participação e o engajamento dos alunos.

Colaboração e Compartilhamento de Boas Práticas

Estimular a colaboração entre os professores, incentivando o compartilhamento de experiências, recursos e estratégias pedagógicas que envolvam o uso criativo e eficaz da tecnologia na sala de aula.

Avaliação e Feedback

Implementar mecanismos de avaliação e feedback que permitam acompanhar o progresso e identificar as necessidades de desenvolvimento das competências digitais dos professores, para oferecer suporte e orientação personalizada.

Saiba mais

Conheça exemplos reais para gestores e professores de como desenvolver as habilidades descritas acima de forma prática:

– Implementação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem:

Utilização de plataformas educacionais como Google Classroom, Moodle ou Microsoft Teams para criar ambientes virtuais de aprendizagem interativos e colaborativos.

– Produção de Recursos Educativos Digitais:

Criação de vídeos educacionais, podcasts, infográficos e apresentações interativas para enriquecer o conteúdo das aulas e facilitar a compreensão dos alunos.

– Uso de Ferramentas de Avaliação Online:

Aplicação de questionários online, atividades interativas e ferramentas de avaliação digital para acompanhar o progresso dos alunos e adaptar o ensino às suas necessidades individuais.

Ao desenvolver essas habilidades essenciais e adotar estratégias de capacitação e formação contínua, os gestores e professores podem fortalecer suas competências digitais, ampliar suas possibilidades de inovação na prática pedagógica e contribuir para uma educação mais conectada, colaborativa e eficaz, preparando os estudantes para os desafios e oportunidades da sociedade digital desse século.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.