A criatividade e o pensamento crítico são habilidades socioemocionais híbridas que transitam no campo da cognição e das habilidades socioemocionais, por isso, essencial estar presente em todo o currículo e no processo de escolarização.
Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, ganhamos o direito do uso da tecnologia como uma das 10 competências de ensino, mas quando olhamos para o cenário educacional e principalmente os dados da nossa educação, sabemos que ainda temos um longo caminho a ser percorrido.
Por isso, é necessário, um pacto pela criatividade para que ela esteja presente nas salas de aula e mais do que isso é um convite a você para conhecer outras histórias que transitam entre as escolas particulares e públicas e através destes relatos, e se sentirem inspirados a darem os primeiros passos em caminhos que levam a criatividade como a cultura maker, abordagens ativas, entre outras ao universo da criatividade. Vamos a seguir conhecer relatos e histórias de sucesso que nos fazem refletir sobre esse caminho?!
- Não é uma Caixa
A partir da storytelling “Não é uma caixa” – escrita por Antoinette Portis, os alunos dos 1ºs anos, foram convidados a soltar a criatividade e colocar a mão na massa para criar, com uma caixa de papelão, as mais diversas e divertidas coisas. Primeiro fizeram todo o planejamento e em seguida partiram para a criação. Conheça todo o processo clicando aqui!
Fernanda Lourenço – Professora e Coordenadora Maker – Colégio Pentágono Santana de Parnaíba / São Paulo
- O maker e a fauna da Escola
Com a finalidade de aumentar a criatividade e empatia dos alunos, fomentar o movimento” como seria o ideal para você “, promove projetos que estimulam o lado artístico, cria cidadãos consciente e crianças que são capazes de criar soluções pessoais e ao próximo. Clique aqui para conhecer.
Calebe Rezende – Professor e Formador Maker São Paulo
- Designer Thinking
Como é possível pensar em um mundo mais autônomo e inclusivo para pessoas com deficiência visual? Em meio a tantas ideias, os alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio passaram por todas as etapas do processo de design. Criaram protótipos trabalhando em equipe e fizeram uso de muita criatividade para colocá-lo em prática. Como resultado obtivemos muitos trabalhos variados e eficazes que solucionaram o problema. A criatividade nos leva a números ímpares de possibilidades de idealizar, testar, errar e melhorar ideias. Imagens das soluções criadas: Link
Maria Aparecida Costa – Professora e Formadora Maker
- Professores Criativos
Os profissionais da educação são os que mais podem contribuir com o desenvolvimento da criatividade nos estudantes. A educação precisa de professores criativos, capazes de fazer conexões, de criar possibilidades para o desenvolvimento essa competência nos estudantes. Como professora no curso de Pedagogia e coordenadora pedagógica responsável pela formação docente para o uso de tecnologias da SME de Varginha, MG, no ano de 2021, privilegiamos o desenvolvimento da criatividade docente. Juntamente com as coordenações pedagógicas, provocamos e levamos aproximadamente 360 docentes a exercitar a criatividade de maneira colaborativa. O resultado desse trabalho foi a criação de duas plataformas educacionais autorais: A Bebeteca ODS Primeiros passos e a Ludoteca ODS Criança. Veja neste vídeo o processo de construção da Bebeteca. Já na turma da Pedagogia, o trabalho aconteceu em parceria com a professora de Alfabetização e Letramento e gerou uma plataforma de gamificação criada pelos futuros pedagogos: A Alfagame.
Vânia de Fátima Flores Paiva - Professora e Coordenadora Pedagógica Varginha – MG
- “Ser ou não Ser? Eis a questão!”
Esse é o convite que Shakespeare nos faz e nós o ressignificamos, com enfoque na prática escolar: Ter ou Ser tecnologia?
Ter tecnologia e espaços brilhantes para depois pensar em criação ou inovação? Se inovação está na relação, porque deixar “o Ter” acima da criatividade que é uma ação humana? A intencionalidade pedagógica nos move. Não espere ter toda tecnologia para criar! Confira no link aqui, as nossas criações, com pouca, média e muita tecnologia.
Marcelo Vieira, Melina Lentini e Renata Moura, Equipe de tecnologia Educacional do Colégio Santa Marcelina – São Paulo
Essas são mais do que histórias, são inspirações de professores para professores e a certeza que podemos ressignificar a educação usando da criatividade! Que possamos fazer deste manifesto o caminho viável para transformar a educação brasileira.
Um abraço,