Coluna Educação Inovadora

Cinco ações para aproximar o trabalho de tecnologia à sala de aula

Tenho recebido muitas mensagens de professores das mais diferentes regiões do Brasil com a mesma dúvida: como superar as barreiras da tecnologia em sala de aula?

Não existe uma receita de bolo, mas o caminho passa por compreender o cenário atual, superar medos e angústias e utilizar a tecnologia que temos nas mãos.

O mercado está em constante avanço com a indústria 4.0, e apesar de avançarmos e vivenciarmos a educação 4.0, muitas escolas estão na educação 1.0, caracterizada pelo giz e lousa. É necessário superarmos barreiras e acrescentarmos ideias para usar as diferentes ferramentas digitais em sala de aula.

A mesma facilidade que temos com o uso da tecnologia para as atividades mais rotineiras do dia-a-dia deve ser abraçada pela escola e pelos professores e fazer parte do planejamento, com objetivos claros e desafios para alavancar a aprendizagem dos alunos.

Superando barreiras

Para isso é necessário vencer barreiras, como ausência de infraestrutura, conectividade e formação docente, e é necessário investimento das políticas públicas. Muitos de nós sentimos dificuldade em lidar com programas e ferramentas, pois só tivemos contato com ferramentas digitais na fase adulta, bem diferente dos nossos estudantes, que nasceram e estão familiarizados com as tecnologias.

O primeiro passo é enxergar que a tecnologia não é um fim em si mesma, ela é uma propulsora da aprendizagem e seu uso deve sempre vir acompanhado de reflexão e ética.

O celular deve ser utilizado como aporte pedagógico em sala de aula; no começo, o professor deverá realizar um trabalho de mudança cultural, lembrando que os alunos não foram preparados lidar com as redes sociais, internet segura, uso de dados e nem como essa ferramenta é um poderoso instrumento para sua aprendizagem.

As propostas e objetivos de uso de ferramentas digitais devem ser claros e envolver os discentes em ações de pertencimento, geralmente acompanhadas de metodologias ativas, que oportunizam o aluno sair da passividade e assumir o centro do processo de aprendizagem, ao trazer dinamismo as aulas.

Ideias para inserir ferramentas digitais em sala de aula

  • Conheça: compreenda recursos e softwares que podem ser incorporados à sua rotina na escola. Gerenciadores como Google Drive e Google Sala de Aula possibilitam realizar trabalhos colaborativos, permitindo que vários documentos possam ser vistos e comentados por um grupo – com acesso inclusive pelo celular. É possível gerenciar pesquisas e aplicar avaliações, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas, de maneira offline.
  • Planeje: realize atividades em que a experimentação da aprendizagem esteja presente, valorizando o aluno no centro do processo de ensino e fazendo do professor o mediador dessa construção. Ao estabelecer espaços colaborativos dentro da sala de aula, o aluno pode inventar, criar e usar recursos diferentes para a resolução de problemas.
  • Insira: O foco da educação hoje está no desenvolvimento de competências e habilidades, entre elas colaboração, empatia e relações socioemocionais. Aproveite para inserir as redes sociais em suas aulas, expandindo o aprendizado e dando espaço a um ensino mais personalizado. Edmodo, Blogger, Twitter e Instagram são redes sociais que permitem interação, personalização e a possibilidade de realizar trabalhos que expressem mais a vivência e a visão do aluno.
  • Crie: estimule o contato com softwares autorais e a produção de trabalhos colaborativos. Audacity e Gimp são exemplos de programas que permitem realizar diversos tipos de trabalho, além de serem gratuitos e trabalhar de maneira offline.
  • Compartilhe: propicie momentos para compartilhar as atividades realizadas, incentivando os alunos a produzir seus próprios textos em formatos distintos. Eles poderão criar textos a partir das pesquisas realizadas na internet e em outras mídias e você pode ensiná-los a mencionar de maneira correta o crédito de autores e fontes pesquisadas.

Muitas ferramentas acima oferecem a oportunidade de compartilhar trabalhos, então aproveite ainda esse recurso para mostrar sua experiência a outros professores. As ferramentas digitais podem ser usadas como um grande propulsor da inovação, criatividade e inventividade por meio da experimentação – dando aos alunos a oportunidade de serem protagonistas, autores e construtores da sua própria aprendizagem.

Tecnologia não é apenas trabalhada com equipamentos e softwares; ela pode ser trabalhada de diversas maneiras – uma delas é atividades low tech (de baixa tecnologia) e fora de equipamentos e computadores, como, em oficinas criativas e programação desplugada.

Um abraço,

About author

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Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.