Coluna Educação Inovadora

Como a sala de aula invertida pode favorecer o aprendizado

A sala de aula invertida (do inglês flipped classroom) tem como princípio inverter a lógica da sala de aula convencional: o aluno fará a internalização de conteúdos, temas, assuntos essenciais antes da aula, e o processo continua durante e depois, junto com as aulas, para discutir conhecimentos adquiridos, tirar dúvidas de conteúdo, promover debates, tecer reflexões e depois aprofundar novos conhecimentos, entrando em um ciclo.

Na sala de aula de aula invertida o foco principal é o estudante. Assim, é possível trazer autoria e protagonismo para os alunos, mas também para as aulas. É preciso dar o primeiro passo para iniciar, para começar e envolver os estudantes em uma nova cultura, ao compreender que esse processo leva um tempo até que eles ganhem essa independência e possam internalizar a sala de aula de aula invertida.

Assim, os professores podem propor preferências e também criar conteúdos para que os estudantes tenham o contato inicial, como videoaulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns entre outros.

Por todo o exposto, a sala de aula invertida pode ser um importante aliado, inclusive neste período de aprendizado emergencial, com aulas mediadas por tecnologia, por oportunizar caminhos para que o estudante participe ativamente do processo de aprendizagem e se engaje nas atividades propostas, deixando que as aulas sejam um momento para aprofundamento do que está sendo trabalhado e discutido entre os colegas, ao aprofundar no depois, com o conhecimento pleno do tema em que o professor proporciona assuntos complementares, desenvolvendo projetos específicos, atividades individuais e em grupos, no qual participará como protagonista da sua aprendizagem, e o professor como um parceiro e um mediador essencial para que os alunos se guiem e busquem autoria na sua aprendizagem.

Para levar a sala de aula

Como vimos, adotar a sala de aula invertida traz muitos os benefícios para a aprendizagem; ao propor o trabalho com esta abordagem inovadora, que torna a aprendizagem mais envolvente, prática e principalmente significativa. Conheça algumas sugestões de como trabalhar com a sala de aula invertida:

  • Favoreça o trabalho com as habilidades: autonomia, capacidade de resolver problemas, senso crítico e criatividade são algumas das oportunidades de trabalho com essa metodologia.
  • Priorize o protagonismo juvenil: uma das vantagens da sala de aula invertida é que o estudante tem a oportunidade de ser ativo e responsável pela aprendizagem. No início é importante que o professor indique conteúdos. Com o tempo, os estudantes se tornarão curadores e poderão escolher o melhor conteúdo que ajudará a personalizar sua aprendizagem. Ao estudar previamente sobre um tema e ou assunto proposto, o estudante estabelece uma rotina de estudo, organizando-se, controlando o seu tempo, seguindo o seu ritmo de aprendizagem e respeitando o seu processo de aprendizagem.
  • Tempo: a otimização do tempo é uma vantagem nesse modelo, visto que ao abordar o tema nas aulas os estudantes já terão acesso ao assunto de maneira antecipada, potencializando, aprofundando e enriquecendo o aprendizado em sala de aula.
  • Conteúdo prático: na sala de aula invertida o estudante acessa previamente o assunto a ser abordado nas aulas, chega melhor preparado e promove debates ricos com potencial para trabalhar com soluções e situações reais e práticas.

Enfim, a sala de aula de invertida merece estar contemplada no seu planejamento!

Um abraço carinhoso e até a próxima.

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.