Confira nossa sugestão de livros para te inspirar a mergulhar na cultura digital, cultura maker, robótica, sala de aula invertida e muitas outras ferramentas de inovação.
Tecnologia assistiva, sala de aula invertida, letramento e multiletramentos, robótica, inteligência artificial. Esses são alguns dos temas abordados em nossa lista de sugestões de leituras, para que você possa se sentir inspirado a inovar em sala em aula. A partir dessas leituras, você conhecerá conceitos e práticas inovadoras e poderá se inspirar com tendências que auxiliará na recuperação da aprendizagem, no processo de ensino e trazer dinamismo e interatividade para as aulas. Chegou o momento de inovar!
Tecnologia assistiva: a inclusão na prática, de Eromi Izabel Hummel, um convite a imergir sob a tecnologia assistiva e ferramentas que auxiliaram os estudantes com deficiências, além de trazer debates sobre a inclusão e leque de possibilidades aos professores e sua formação continuada.
Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica, de Nanci aparecida de Almeida, Bárbara Alessandra G. P. Yamada, Benedito Fulvio Manfredini e Sonia Aparecida Romeu Alcici. A proposta da obra é dialogar sobre a prática pedagógica e a inserção de tecnologias na sala de aula. O livro traz exemplos de uso de ferramentas digitais e possibilidades para o planejamento das aulas.
Sala de aula invertida: uma metodologia ativa na aprendizagem, de Jonathan Bergmann e Aarom Sams. Em muitos dos meus textos tenho discutido sobre a sala de aula invertida e esse livro traz atividades práticas, elucida dúvidas e aponta caminhos para utilização das metodologias ativas para o desenvolvimento autoral e protagonista.
Linguagem online: Textos e práticas digitais, de David Barton e Carmen Lee com tradução de Milton Camargo Mota. Esse é meu livro de cabeceira, porque os autores investigam a linguagem digital e os multiletramentos. Além de conceitos, apresentam práticas, permitindo uma importante reflexão de como o online chegou em nossas vidas e tem transformados elas.
Robótica com Sucata, Débora Garofalo – Esse livro é um convite e ao mesmo tempo uma resposta a todos que me perguntam como devo inserir a cultura maker na sala de aula? O livro foi pensando para estudantes dos anos iniciais e início das séries finais e pode ser trabalhado de maneira colaborativa com a mediação do professor e ou de maneira.
Introdução à robótica, de Maja J. Mataric, a autora parte dos conceitos básicos para conduzir ao leitor as mais novas aplicações na área, enfatizando o conhecimento necessário para criar robôs de comportamento autônomo e inteligente. A obra aborda a definição da robótica, sua história, componentes, sensores, controles navegação. Indicado ao leitor que deseja dar os primeiros passos na robótica.
O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais de Denise D’Aurea-Tardeli, neste livro da luz sobre o enfrentamento de práticas educacionais para atingir os objetivos do processo de ensino e aprendizagem e cita o olhar das tecnologias como forma de combater a violência escolar, além do trabalho com os temas sociais.
A Revolução do Algoritmo Mestre – Como a aprendizagem automática está a mudar o mundo, de Pedro Domingues, a obra aborda o que é a inteligência artificial, em especial a ferramentas que possamos compreender o impacto dessa tecnologia no dia a dia. A obra é uma oportunidade de se aprofundar sobre o assunto e avaliar o impacto no cotidiano e deste para o processo de ensino e aprendizagem, além da educação.
Desejo a você, excelentes leituras! Fique à vontade para compartilhar outras sugestões, aqui nos comentários, que não esteja contemplado nessa lista.
Um abraço,