Coluna Olhares

Playlist musical renovada!

Você se lembra de quando foi a última vez que cantou em sala de aula com seus alunos? Provavelmente sua resposta seja “não, não me lembro” ou que  “há muito tempo”, não é mesmo? Se não for essa sua resposta, possivelmente é a de muitos  professores, em salas de aulas Brasil afora. 

Músicas e cantorias, nem sempre estão muito presentes em nossas escolas, mas quando estão, provavelmente na maioria das vezes,  ocupam pouco espaço. Talvez porque ainda há os que acreditam que é perda de tempo ou que temos outras coisas mais importantes para fazer uso na trajetória de aprendizagem dos estudantes.

Mas música não é conteúdo das aulas de arte?  Não, não é apenas  em momentos dessa disciplina que deve fazer parte. Nas aulas de arte, a música,  como expressão artística, é objeto de estudo, de conhecimento em: Contexto e práticas; Elementos da linguagem; Materialidades; Notação e registro musical;  Processos de criação;  entre outros conteúdos específicos.

Mas  são muitas e tantas possibilidades para que ela esteja presente em nossas aulas, o que também demanda estudo, reflexão, criatividade dos professores, além  é claro de uma boa curadoria de conteúdos musicais. Então, não deixe de colocar a música em sua rotina pedagógica, que ela faça também parte das atividades, das vivências em sala de aula, de forma permanente.

Também não podemos deixar de lado, outros pontos e elementos que podem especialmente ser explorados a partir dela, como em experiências em que os estudantes possam  se expressar, se relacionar com os demais, se emocionar, refletir, brincar, se movimentar, ou entre tantas outras coisas, ou simplesmente sentir prazer, se alegrando e se divertindo.

Além do bem-estar que proporciona a  todos os envolvidos,  pode impactar positivamente  o desenvolvimento integral dos nossos estudantes, crianças, adolescentes, jovens, em seus aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, ou seja, música na escola, na vida, é realmente muito  bom.

Quem não tem uma música que marcou determinado momento vivido? Que  não cantou no banho? Que não se identificou com a letra de uma música? Que não dançou  ao som de um embalo? Que se acalmou e dormiu ao som de um acalanto? Que discretamente bateu os pés ou mexeu a cabeça com uma música contagiante?

Mas minha proposta aqui, não é só refletir sobre a importância da música, nas nossas vidas, e em especial em nossas escolas! É também atrevidamente contribuir com a renovação dos repertórios musicais, nossas playlists, afinal muitas delas, se ainda fizéssemos uso do vinil ,de tanto que se repetiram  ao longo de anos, com certeza  teríamos  discos furados. Não que devêssemos excluí-las, pois fazem parte das nossas histórias, mas seria muito bom ampliarmos gostos, estilos, gêneros e usos musicais.

Hoje temos acesso aos aplicativos de música, gratuitos, para uso em diferentes equipamentos. Compartilho com vocês algumas músicas e playlists que tenho na minha biblioteca musical no Spotifay,  que você possivelmente pode  encontrar nos aplicativos de sua preferência. Na sala de aula, uso celular e caixinha de som com Bluetooth, para cantarmos junto e até projetando  a letra como karaokê, com alunos com mais autonomia ou não.

Como é muita coisa, em outros posts compartilho ainda mais.

Os clássicos infantis estão presentes e atravessam gerações!

Escolhi dois deles, que permanecem no meu repertório, mas lá tem muitos outros.

A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes.

“Os saltimbancos”,   de Chico Buarque

Inspirada na  fábula, Os Músicos  de Bremen, dos Irmãos Grimm, com música de Luiz Henriquez , texto original de Sérgio Bardotti.

Já fiz a leitura do livro, capítulo a capítulo, em combinação com a playlist. As crianças adoraram!

Entre as novidades no meu repertório, destaco os  seguintes álbuns e playlists:

“Tempo de Brincar

É uma companhia  de artistas, de mesmo nome, da  minha região Sorocaba/SP. Não deixe de ouvir com os pequenos a música “Segredos do Rio”, com participação especial do grande, Pena Branca, que já nos deixou. O vídeo clip  também é lindo demais!

“ Crianceiras– Poesias de Manoel De Barros musicadas por Márcio De Camillo.

“Era uma Vez um Gigante”, do Tiquequê.

Nesse álbum destaco a música “Salada”, campeã de preferência em minhas turmas de alfabetização, por dois anos seguidos.

Fiz um trabalho envolvendo as práticas de linguagem, a partir dessa música na alfabetização, que renderam ótimos resultados na aprendizagem em minhas turmas.

Mil pássaros: Sete histórias de Ruth Rocha”

E que tal, a  nossa maravilhosa e grande Mestra, Ruth Rocha e o Palavra cantada!   Histórias e músicas combinadas! Um tributo no álbum, “Mil pássaros: Sete histórias de Ruth Rocha”.  Usei o álbum, com  a leitura do livro “Primavera da Lagarta”. As crianças pediam para repetir e repetir sem parar.

“Embolada, de Rita Rameh e Luiz Waack

É um álbum bem divertido em diferentes ritmos  e gêneros musicais. Tem mambo, embolada e muito mais.  Destaque para algumas músicas cantadas por crianças.

Agora, um dos meus preferidos para apresentar as crianças. Sempre bate uma emoção na turma.

“Monjolear, do saudoso Dércio Marques e Doroty Marques e a Escola da Criança- Espaço de adolescer

Nem sei dizer qual a música que mais  faz sucesso em minhas turmas, mas destaco “Duerme negrito”, uma canção de ninar, clássico do folclore Latino-americano, conhecido por muitos na voz da também saudosa,  cantora argentina, Mercedes Sosa.

Vida de criança”, de Isadora Canto.

A preferida da turma por aqui é a canção “Pitanga”. A letra é maravilhosa, que fala sobre coisas que as crianças amam. Quase que impossível cantar e não dançar.

“Best of Kids Party”, do Putumayo Kids

Traz músicas de várias culturas e partes do Mundo. Como o próprio título diz uma festa, um convite a  dança. No aplicativo estão disponibilizados vários álbuns e playlist do Putumayo Kids, uma ótima possibilidade para as crianças descobrirem  um pouco da cultura mundial. É até difícil selecionar, pois são todos maravilhosos.

E tem muito, muito mais, que em outros momentos também compartilharei, mas vale uma busca sua, no seu aplicativo. Minha biblioteca tem mais  de cinquenta álbuns e playlists para crianças, isso sem contar os podcast. Tudo escolhido com calma e atenção, para oferecer o que há de melhor para minhas turmas, mas imaginem o que nem descobri ainda, são muitos os caminhos musicais.

Para finalizar,  compartilho as duas playlist  abaixo, que  dedicado a todos vocês, professoras e professores de todo o Brasil. Foram criadas por professores da Rede Municipal de Ferraz de Vasconcelos/SP,  como uma das atividades em uma  das formações  que fiz por lá. A  criação  fazia parte  de uma das atividades  “Mão na massa: Metodologia ativa de  Rotação por estações”. A comanda dizia para criarem uma playlist que tocaria na “Escola dos seus sonhos”. Na apresentação das produções  cantamos algumas das músicas. Foi lindo e emocionante!

Nelas músicas que marcaram a vida dos professores e outras dedicadas as crianças.

Espero que gostem das minhas sugestões!

Música é para todos, para todas as idades, para todos nós! Que músicas e cantorias invadam nossas escolas!

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Professora há quase 30 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recebeu o Prêmio Educador Nota 10, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga. Atualmente, assina a coluna Olhares no blog Redes Moderna.