Este é um tema tão amplo que quero fazer algo diferente. Esta é a primeira parte de um assunto complexo, mas necessário de ser discutido. Saber o que é eugenia e, principalmente, como ela afetou nossa educação no Brasil é urgente para que nossas ações sejam cada dia mais propositivas na luta antirracista.
Por que saber a verdade?
Conhecer a verdade é fundamental, mas nem sempre ela está facilmente acessível. Buscá-la demanda intencionalidade. Saber a toda a verdade nos ajuda a compreender o todo. A ligar os pontos. Já aconteceu com você de passar anos cantando uma música mas falando parte da letra errada? E aí, de repente você descobre a letra certa e, tudo passa a fazer mais sentido na canção.
Existem alguns assuntos difíceis de serem abordados. Coisas que às vezes as pessoas ou a sociedade como um todo quer esquecer. Mas este esquecimento forçado dificulta o entendimento de outras situações sociais. É por isso que hoje eu quero falar com vocês sobre o que foi a eugenia no Brasil. Se você acha que este é um tema que ficou restrito a Alemanha, por causa do nazismo, vai descobrir que não.
Então vamos a algumas verdades. Inclusive tem um provérbio africano que dizia: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (talvez você tenha lido isso em outros lugares, mas sim, isso é um provérbio egípcio).
O que é eugenia?
Ao ouvir a palavra eugenia quase sempre o que vem a mente das pessoas é o que aconteceu no nazismo, já que a eugenia nazista foi a política social racial da Alemanha Nazista que acreditava na melhoria da raça ariana através da eugenia.
Mas o que é eugenia? Havia uma crença de que era possível melhorar a sociedade como um todo se os seres humanos, por meio de medidas eugênicas, ou seja, de segregação entre raças humanas tidas como biologicamente superiores, fossem separadas das raças tidas como inferiores.
Acreditava-se portanto na superioridade de algumas raças e que a solução biológica deveria eliminar os que ”causavam problemas e ameaçavam a sociedade”.
Como foi esse período no Brasil?
O Brasil tinha muitos adeptos da eugenia. Havia uma sede da Sociedade Eugênica no Brasil. Ela ficava em São Paulo e tinha nomes bem conhecidos da nossa história, como por exemplo o médico Miguel Couto e o escritor Monteiro Lobato.
Como será que tudo isso impactou nossa cultura, história, políticas públicas? Qual impacto em nossa educação?
Já deixo aqui o convite para nosso próximo encontro! Prometo continuar este assunto e falar sobre o afetamento desta violência em nossa educação. Não deixe de voltar aqui no próximo mês, já que esta história não acaba nem aqui nem lá. Ainda há muito para contar.
E eu, que já estou indo embora, te encontro já já!
Até breve
Janine Rodrigues
Educadora, Psicanalista, Escritora
Diretora da Piraporiando Educação e Presidente do Instituto Piraporiando