Coluna Educação Inovadora

Como utilizar o Excel no dia a dia em suas aulas

A educação é um campo propício para o uso da tecnologia. Ela permite uma gama de alternativas, possibilitando que a aprendizagem ocorra de forma dinâmica, interativa e colaborativa.

Vivenciamos um momento em que as novas tecnologias são muito citadas. Porém, esquecemos muitas vezes dos recursos que já estão presentes em nossas vidas há mais tempo. Podemos sempre dar novos sentidos a eles, reinventando maneiras de se apropriar deles e utilizá-los mais e melhor. Uma dessas ferramentas é o Excel!

Muitos dos nossos estudantes não têm acesso a ferramentas digitais nas escolas e as políticas públicas deverão somar esforços para mudar essa realidade. Por outro lado, temos um poderoso equipamento, que tem que ser utilizado como suporte e apoio pedagógico: o celular, que permite dar acesso aos estudantes e trabalhar com ferramentas digitais e de colaboração, como é o caso do pacote Office.

Excel

O Excel é um programa de fácil utilização, que permite uma aprendizagem interativa e mais rica. As tabelas são compostas por linhas e colunas. Cada coluna é representada por uma letra e a intersecção entre uma linha e uma coluna é chamada de célula.

A ferramenta é um convite para trabalhar qualquer área do conhecimento, já que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos. O seu uso deve priorizar desafios, favorecendo o dinamismo e a empatia.

O Excel é uma planilha eletrônica indispensável no mercado de trabalho e na Educação. Ela permite organização, precisão e praticidade, envolvendo não somente a matemática – que é mais associada à ferramenta, sendo possível realizar cálculos simples e complexos, recursos para criação de planilhas através de fórmulas, funções, equações e gráficos.

Compreenda o seu funcionamento

O editor de planilha facilita a criação e o desenvolvimento de fórmulas, por trazer algumas pré-definidas (que variam de cálculos simples a avançados) e também pode ser usado para lógica, trigonometria e aritmética condicionais, entre outras. Ele ainda disponibiliza um ícone para pesquisa e referência que auxilia a compreender melhor sobre a disponibilidade de funções e cálculos disponíveis.

Outro recurso interessante é a sua possibilidade de interface com outros programas e também com a web, disponível no menu dados. Para exemplificar, ao selecionar o ícone da web é aberta uma tela no próprio programa, onde é possível selecionar uma página de referência e ou escrever sobre algum dado ou assunto a ser pesquisado que aparece na ferramenta em formato de tabela, após o “OK”.

Ele possibilita a professores e estudantes usufruir de recursos que tornam o processo de aprendizado mais produtivo, fomentando a exposição dos conteúdos e organização da rotina escolar ao produzir materiais didáticos. É possível também criar e exercitar a criatividade, por meio de recursos de textos, imagens, formas, instantâneos e de gráficos.

Utilizando o Excel na prática

O uso do Excel tem que ser desafiador e dinâmico, capaz de despertar o interesse e o crescimento intelectual. Nesse ponto, o programa permite inúmeras possibilidades de uso em diferentes níveis e ciclos de aprendizagem.

Na prática, o professor pode usar essa ferramenta para explorar diversos tipos de trabalhos colaborativos ou personalizados com os alunos, como:

  • Produção de gráficos: muitos dos nossos estudantes possuem dificuldade de leitura de gráficos. Um bom exercício é explorar com os estudantes essa possibilidade, que pode nascer de um dado estático, de um debate em sala em aula ou até mesmo de uma pesquisa direcionada, permitindo aos estudantes tabular os dados e criar gráficos para expor problemas e soluções.
  • Banco de dados: os alunos podem também usar a ferramenta como um banco de dados e realizar portfólios sobre os mais diversos assuntos estudados, usando para isso os ícones no canto inferior de adicionar planilhas.
  • Sala de aula invertida: se a proposta for trabalhar como a sala de aula invertida, a ferramenta também permite uma organização dos conteúdos, ao ser utilizada para agrupamento de informações sobre uma determinada leitura, permitindo que a inclusão de imagens e fatos que ajudarão o debate em sala de aula.

E você, querido professor, como utiliza o Excel em suas aulas? Compartilhe aqui nos comentários suas experiências, contribuindo para o trabalho de outros educadores.

Um abraço,

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.