Coluna Ativar

Engaje seus alunos com essas 3 estratégias

1. Aprendizagem Ativa

  • Debates: primeiramente, os alunos defendem diferentes pontos de vista sobre um tema, o que os incentiva a pesquisar, analisar e argumentar.
  • Resolução de problemas: os alunos trabalham em conjunto para solucionar problemas reais ou fictícios, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.
  • Simulações: em terceiro lugar, os alunos assumem diferentes papéis em cenários simulados, vivenciando situações do mundo real e aplicando seus conhecimentos.
  • Aprendizagem baseada em projetos: os alunos desenvolvem projetos de longo prazo que exploram temas de interesse próprio, utilizando diversas habilidades e conhecimentos.

Benefícios da aprendizagem ativa

  • Maior engajamento e motivação dos alunos: ao serem protagonistas do próprio aprendizado, os alunos se sentem mais engajados e motivados a aprender.
  • Melhora na retenção de conhecimento: a aprendizagem ativa promove uma aprendizagem mais profunda e significativa, o que resulta em melhor retenção de conhecimento.
  • Desenvolvimento de habilidades essenciais: por fim, contribui para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe.

2. Gamificação

A gamificação consiste na utilização de elementos de jogos em contextos não relacionados a jogos.

Estratégias

  • Pontuação e recompensas: os alunos recebem pontos por completar tarefas ou alcançar objetivos, o que os motiva a se esforçar mais.
  • Níveis e badges: progridem através de diferentes níveis e desbloqueiam badges, o que gera um senso de conquista e motivação.
  • Elementos de jogos: histórias, personagens, desafios e elementos visuais podem ser utilizados para tornar as aulas mais atraentes e divertidas.

Benefícios da gamificação

  • Aumento do engajamento e da motivação: em primeiro lugar, torna as aulas mais dinâmicas e divertidas, o que aumenta o engajamento e a motivação dos alunos.
  • Melhora na performance: estimula os alunos a se esforçarem mais e a aprenderem de forma mais eficaz.
  • Desenvolvimento de habilidades: por fim, pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe.

3. Storytelling

O storytelling é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada em sala de aula para tornar a aprendizagem mais significativa e envolvente.

Estratégias de storytelling

  • Contar histórias reais ou fictícias: os professores podem contar histórias reais ou fictícias para ilustrar conceitos, despertar a curiosidade dos alunos e estimular o debate.
  • Utilizar livros, filmes, músicas e outras formas de mídia: existem diversas formas de mídia que podem ser utilizadas para contar histórias, como livros, filmes, músicas, podcasts e jogos.
  • Incentivar os alunos a contarem suas próprias histórias: os professores podem criar oportunidades para que os alunos contem suas próprias histórias, seja através de apresentações orais, escritas ou audiovisuais.

Benefícios do storytelling

  • Conectar com os alunos em um nível emocional: As histórias evocam emoções e sentimentos, o que ajuda os alunos a se conectar com o conteúdo de forma mais profunda.
  • Tornar o conteúdo mais memorável: Histórias são mais fáceis de lembrar do que fatos e dados, o que pode ajudar os alunos a reter o conhecimento por mais tempo.
  • Despertar a criatividade e a imaginação: Pois estimulam a criatividade e a imaginação dos alunos, o que pode ajudá-los a pensar de forma mais crítica e a resolver problemas de forma mais inovadora.

Espero que te ajude e que te inspire, prof!

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.