Coluna Ativar

Baixe agora: flashcards para dinamizar conversas em inglês

Comunicar-se bem em língua inglesa vai muito além do conhecimento gramatical; envolve a capacidade de interagir, expressar ideias e entender outras pessoas em um contexto real. Por isso, dedicar tempo às atividades de “conversation” em inglês é não apenas benéfico para o desenvolvimento linguístico dos alunos, mas também uma excelente oportunidade para reforçar laços entre eles, promovendo um ambiente de aprendizado mais colaborativo e inclusivo.

Para facilitar o planejamento das suas atividades de conversação, disponibilizei um conjunto de flashcards para você dar um start. São cartões de aprendizagem que, neste caso, trarão perguntas projetadas para estimular o diálogo em inglês. Cada cartão apresenta uma questão que envolve tópicos do cotidiano.

Dicas

Se você nunca usou flashcards, confira essas sugestões: 

  • Primeiramente, comece distribuindo os flashcards entre os alunos, garantindo que cada um receba ao menos um cartão.
  • Conversação: Em seguida, organize uma rodada de conversa, onde cada aluno terá a oportunidade de apresentar sua questão e compartilhar sua resposta. Atenção: também podem ser respondidas em dupla, onde um colega faz sua pergunta ao outro e anota a resposta para compartilhar com os demais depois, sobre o que conversaram.
  • Ofereça feedback construtivo não apenas sobre o uso do idioma, mas também sobre o conteúdo da discussão. Isso pode incluir correções de pronúncia, sugestões de vocabulário e incentivo à profundidade das reflexões.

Após todos terem participado, é importante refletir sobre a experiência. Discuta o que aprenderam não apenas sobre o idioma, mas também uns sobre os outros. Destaque como a diversidade de pensamentos e experiências enriquece a conversa, reforçando o valor de ouvir e ser ouvido.

Baixe agora!

Os flashcards estão disponíveis para download aqui.

Espero que te ajude e que te inspire, prof!

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.