Coluna Ativar

3 exemplos práticos para você usar storytelling na explicação dos conteúdos

Encantar os alunos naquele tema que estamos planejando não precisa ser uma meta difícil ou impossível, prof. Basta contarmos com técnicas e estratégias que nos deem aquela mãozinha. E uma estratégia eficaz para envolver os alunos, facilitando a aprendizagem e a memorização de conteúdos complexos é o storytelling, você já ouviu falar?

Quando nós contamos histórias, capturamos a atenção dos alunos, estimulamos a imaginação, despertamos emoções. Além disso, o storytelling pode ajudar a desenvolver habilidades de escuta, fala e compreensão crítica, essenciais em todas as áreas do conhecimento.

Vamos conferir alguns exemplos práticos para te inspirar?

Matemática: O mistério do número perdido

Em matemática, o professor pode criar uma história envolvendo um detetive que precisa resolver um caso misterioso usando conceitos matemáticos. Por exemplo, para ensinar sequências numéricas, o professor pode contar a história de um antigo manuscrito que contém uma sequência de números com um número faltando. Os alunos, assumindo o papel de assistentes do detetive, devem usar seu conhecimento sobre padrões de sequências para descobrir o número perdido e solucionar o mistério. Esta abordagem não só torna a aprendizagem mais envolvente, mas também mostra a aplicabilidade da matemática em situações problemáticas reais. Que tal?

História: A viagem no tempo de Ana e Lucas

Para tornar a aula de história mais envolvente, o professor pode criar uma narrativa em que dois estudantes, Ana e Lucas, viajam no tempo para períodos históricos importantes. Ao visitar a Grécia Antiga, por exemplo, eles podem interagir com figuras históricas, como Sócrates ou Platão, e presenciar eventos históricos, como a construção do Partenon. Essa técnica permite que os alunos “vivenciem” os eventos e o contexto cultural da época, proporcionando uma compreensão mais profunda e pessoal da história, explorando fotografias, vídeos, ilustrações, etc.

Língua Portuguesa: O diário secreto

Em língua portuguesa, o professor pode introduzir o gênero narrativo através da história de um diário secreto encontrado na escola. Os alunos são convidados a ler entradas do diário, que contêm pistas sobre um antigo mistério da escola. Cada entrada do diário utiliza diferentes estilos literários e figuras de linguagem que os alunos devem identificar e analisar. Essa atividade não só estimula a leitura crítica, como também envolve os alunos na criação de suas próprias entradas do diário, praticando a escrita criativa.

Espero que te ajude e que te inspire, prof!

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof

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Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.