Coluna Educação Inovadora

5 dicas para desenvolver o pensamento criativo na educação

O pensamento criativo é essencial na formação integral dos estudantes. Afinal, ele estimula a criatividade, além da inovação e da resolução de problemas de forma original e única. Ao desenvolver o pensamento criativo, os discentes são capazes de explorar novas ideias e soluções para problemas do território educativo e ou da unidade escolar.

Além dos benefícios para o enfrentamento dos desafios atuais, o pensamento criativo contribui para a construção de indivíduos mais flexíveis e adaptáveis. Afinal, a criatividade estimula a capacidade de aprender de forma contínua, de se reinventar e de buscar novas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Dessa forma, não só enriquece a experiência educacional dos alunos, mas também os prepara para uma vida adulta mais realizada, produtiva e significativa.

Um exemplo de como realizar um trabalho nesse âmbito é com a introdução de atividades práticas e desafiadoras. Alguns exemplos são projetos de pesquisa, estudos de casos, debates, entre outros. Estas atividades incentivam os estudantes a pensarem de forma crítica e criativa, desenvolvendo suas habilidades de análise e argumentação. Para que você possa inserir estratégias para o desenvolvimento dessa habilidade no seu planejamento, trouxemos abaixo cinco dicas!

Para levar à sala de aula

1. Primeiramente, introduza atividades práticas e desafiadoras, como projetos mão na massa e simulações de casos, para estimular a criatividade e a inovação.

2. Em segundo lugar, promova o trabalho em equipe, incentivando os estudantes a compartilharem ideias, além de encontrarem soluções inovadoras para os problemas propostos com metodologias ativas e atividades mão na massa.

3. Oferecimento de oportunidades para a experimentação e a exploração, por meio de atividades práticas e experiências sensoriais. Isso estimula os alunos a testarem novas ideias, correrem riscos e aprenderem com os erros.

4. Integração de diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, explorando temas interdisciplinares para que os estudantes sejam desafiados fazerem conexões entre diferentes áreas do conhecimento, estimulando a criatividade e a inovação.

5. Por último, incentive a autonomia e a independência dos estudantes, dando espaço para que expressem suas próprias ideias e opiniões, desenvolvendo assim sua identidade criativa e confiança em suas habilidades.

Por meio de estratégias práticas, colaborativas, experimentais, interdisciplinares e autônomas, os discentes podem desenvolver todo o seu potencial criativo e se tornarem agentes de mudança na sociedade.

Quer saber mais sobre esse tema, segue abaixo algumas sugestões de leitura:

“Criatividade: Liberando suas forças criativas” – de Osho

Neste livro, Osho aborda a importância da criatividade e oferece ideias e exercícios práticos para estimular a criatividade em diferentes aspectos da vida, incluindo a educação.

“Educação e criatividade” – de Ken Robinson

Neste livro, Ken Robinson discute a importância da criatividade na educação e propõe maneiras de promover o pensamento criativo nas escolas, desafiando as abordagens tradicionais de ensino.

“A mente criativa” – de Shelley Carson

Este livro explora a relação entre a criatividade e o funcionamento do cérebro, oferecendo ideias de como estimular a criatividade por meio de estratégias cognitivas e comportamentais.

“A educação da mente e o conhecimento de bases criativas” – de Howard Gardner

Neste livro, Howard Gardner discute as bases do pensamento criativo e sua importância na educação, apresentando estratégias para desenvolver a mente criativa dos alunos.

“Criatividade e Educação” – de Ana Maria Costa e Silva

Este livro aborda o papel da criatividade na educação, discutindo suas implicações para o desenvolvimento integral dos alunos e propondo abordagens inovadoras para estimular o pensamento criativo nas escolas.

Um abraço e até a próxima.

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.