Coluna Educação Inovadora

Aprendizagem baseada em projetos

A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa que vem ganhando cada vez mais espaço na educação, pois proporciona uma abordagem mais significativa e prática para o aprendizado dos estudantes. Por meio dela, eles são desafiados a desenvolverem projetos que envolvem a resolução de problemas reais, o que estimula a criatividade, a autonomia e o engajamento no processo cognitivo.

A importância da aprendizagem baseada em projetos está justamente em proporcionar a oportunidade de aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula de forma prática e contextualizada. Dessa forma, eles conseguem compreender a relevância do que estão aprendendo e como podem utilizar esse conhecimento no mundo real. Além disso, a essa modalidade também estimula a colaboração entre os estudantes, já que muitas vezes eles precisam trabalhar em equipe para desenvolverem seus projetos. Isso os ensina a respeitar as ideias dos colegas, a negociar soluções e a dividir responsabilidades, habilidades essenciais para a atualidade.

Despertando a criatividade e autonomia

Essa abordagem desperta a criatividade ao favorecer o pensamento inovador, a busca por soluções criativas para os problemas apresentados e a exploração de diferentes possibilidades. Ao desenvolverem projetos que exigem a aplicação do conhecimento de maneira prática e contextualizada, eles são desafiados a pensar fora da caixa, a experimentar novas ideias e a encontrar maneiras originais de resolver desafios.

Estimula a autonomia ao dar aos alunos a oportunidade de tomar decisões, de planejar e executar as etapas do projeto de forma independente, pensando e propondo soluções fora da caixa, assim, são responsáveis por definir o problema a ser abordado, por traçar metas e prazos, por buscar informações relevantes, por trabalhar em equipe e por apresentar os resultados obtidos. Isso os coloca no centro do processo de aprendizagem, permitindo que desenvolvam a capacidade de assumir responsabilidades, de gerenciar o tempo e de tomar decisões de forma autônoma.

Para levar à sala de aula

Para implementar a aprendizagem baseada em projetos na sala de aula, é importante seguir algumas etapas e considerar algumas estratégias. Veja abaixo algumas sugestões de como levar essa metodologia para o ambiente escolar:

Definição clara dos objetivos

Primeiramente, antes de iniciar um projeto, é fundamental ter objetivos claros e alinhados com os conteúdos curriculares que se deseja abordar. Os objetivos devem ser desafiadores, estimulantes e relevantes.

Escolha do tema

Permita que os discentes participem da escolha do tema do projeto, de acordo com seus interesses e necessidades. Isso aumenta o engajamento e a motivação.

Planejamento do projeto

Auxilie os estudantes a planejarem as etapas do projeto, definindo prazos, responsabilidades e recursos necessários. Incentive a colaboração em equipe e a divisão de tarefas.

Estímulo à criatividade

Encoraje-os a pensarem de forma inovadora e criativa na resolução dos problemas apresentados no projeto. Provoque a reflexão, o questionamento e a busca por soluções diferentes.

Acompanhamento e feedbacks (retornos)

Esteja presente ao longo do desenvolvimento do projeto para auxiliá-los a tirar dúvidas, oferecer suporte e fornecer retornos construtivo. Valorize o esforço e o progresso de cada um de forma singular e coletiva.

Apresentação dos resultados

Ao final do projeto, promova uma apresentação dos resultados obtidos, incentivando-os a comunicação oral, a argumentação e a socialização das aprendizagens.

Avaliação formativa

Por fim, utilize a avaliação formativa para acompanhar o processo de aprendizagem ao longo do projeto, identificar dificuldades e oferecer apoio personalizado.

Na prática

Um exemplo é a criação de um projeto em que os alunos tenham que desenvolver uma campanha de sensibilização sobre um tema importante para a sociedade. Nele, os discentes poderiam escolher o formato, os meios de divulgação e as estratégias a serem utilizadas, incentivando-os a pensar de forma criativa e autônoma.

Outro exemplo seria a realização de um projeto de pesquisa sobre um assunto de interesse deles. Nele, os alunos teriam que planejar e executar todas as etapas do projeto, desde a definição do problema até a apresentação dos resultados. Isso os incentivaria a buscar informações, a analisar dados e a tirar conclusões por conta própria, desenvolvendo assim a autonomia e a capacidade de resolver problemas de forma independente.

A escolha do tema do projeto, decisão da abordagem adotada e exploração de diferentes caminhos para resolver os desafios apresentados, os estudantes desenvolvem a sua criatividade e exercem a sua autonomia. Assim eles aprendem a pensar criticamente, a experimentar novas ideias, a enfrentar obstáculos e a buscar soluções de forma independente, o que contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o seu crescimento pessoal e futuro profissional.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.