O trabalho com robótica educacional oferece muitas vantagens ao processo de aprendizagem. A partir dele, é possível vivenciar o aprendizado em forma de experimentação e com muita mão na massa, ao criar contextos de aprendizagem, baseados em resolução de problemas reais e ainda trabalhar de forma interdisciplinar ao envolver as diversas áreas do conhecimento, como Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História, Geografia e Artes.
Na educação, a robótica tem o objetivo de desenvolver o raciocínio e a lógica na construção de algoritmos, com auxílio de softwares educacionais de programação de placas controladoras[1], ligados ao planejamento e organização de projetos, motiva o estudo e análise de mecanismos existentes, exercitando a criatividade nos diferentes segmentos da construção do conhecimento.
A robótica educacional é caracterizada por ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata ou kits de montagem compostos por diversas peças, motores, sensores, controlados por um computador com software que permita programar o funcionamento dos modelos, dando ao aluno a oportunidade de desenvolver sua criatividade com a montagem de seu próprio modelo. Como trabalhar desta forma?
A resposta pode vir da própria realidade dos alunos. Foi o que aconteceu comigo. Ao olhar para a comunidade do entorno da escola, resolvi colocar essa questão para que os alunos refletissem, sentissem, se sensibilizassem e pensassem em uma solução. O resultado foi transformar o lixo reciclável em robótica com sucata, praticando sustentabilidade ao transformá-lo em protótipos com funcionalidades específicas ao reciclar o lixo das ruas de São Paulo. Além de aprender robótica, os alunos aprenderam a intervir na sociedade, ao exercer a cidadania e sensibilizar a comunidade sobre reciclagem, reutilização de materiais e redução de lixo.
Quais benefícios do trabalho com robótica educacional?
Estimula o raciocínio lógico
Ao estarem em contato com a linguagem de programação, os alunos são estimulados a pensar de forma estruturada, organizando ações para fazer o seu protótipo funcionar. A criação de um espaço de experimentação faz com o que os alunos possam experienciar e vivenciar o erro.
Colabora com a resolução de problemas
A robótica com sucata é responsável por solucionar problemas de forma natural, permitindo aos alunos desenvolver a concentração e a cooperação, exercitar a capacidade de resolver problemas na prática, mobilizando os conhecimentos e compreendendo-os antes de utilizá-los.
Incentiva e torna o currículo atrativo
A robótica permite que todas as áreas do conhecimento possam conversar entre si em torno da construção de um protótipo, fazendo o aluno experimentar de forma prática e exercitar todo o conhecimento adquirido, despertando para o pensamento científico, ao investigar as etapas de ensino.
Desperta o protagonismo juvenil
Por meio do envolvimento, os alunos vão se tornando protagonistas, ao participar ativamente da construção de sua aprendizagem, extrapolando o conteúdo adquirido para além dos muros da escola.
Estimula a aprendizagem dos alunos mais indisciplinados
Os alunos com sérios problemas de disciplina foram que os mais se envolveram com a aprendizagem, incentivando os demais alunos a participar.
Desenvolve criatividade e a inventividade
Os discentes ficam estimulados a criar de diversas formas e a produzir protótipos incríveis, respeitando e exercendo diferentes papéis, desenvolvendo habilidade de raciocínio independente na construção de conhecimento lógico. Desse modo, motiva os alunos de forma lúdica e dinâmica a passarem por desafios e etapas, promovendo interação social, colaboração e cooperação.
Integra a escola e a comunidade
Pelo entusiasmo, os alunos acabam trazendo os pais para a escola, que participam ativamente da aprendizagem e colaboram com o processo.
Por onde começar?
- Apresente um problema;
- Proporcione pesquisas e rodas de conversa;
- Monte fichas de investigação e observação para anotações;
- Leve materiais recicláveis para a sala de aula. · Trabalhe a linguagem de programação. Recomendo Scratch S4 e Ardublock, dois programas que utilizo com os alunos. Ambos são softwares livres e gratuitos e são bastante intuitivos;
- Explique conceitos de circuito aberto, circuito fechado, funcionamento de LED, funcionamento de motores e apresente sucatas de eletrônicos, como fios, ventoinhas, bateria 9V, motores de DVD player e do HD, placa de Arduíno e outros;
- Oriente os alunos durante a criação dos protótipos e faça questões provocadoras;
- Envolva a comunidade escolar e dê aos alunos a oportunidade de apresentar os seus trabalhos dentro da escola e fora dela também, como feiras e exposições.
Outro ponto fundamental é o espaço de aprendizagem, que deve ser organizado de forma que haja mesas coletivas em seu centro e que os recursos como ferramentas, máquinas e materiais sejam dispostos na periferia, acompanhando as paredes. Se você não possui um espaço apropriado, não tem problema! É possível tornar a sua de aula mais acolhedora, reorganizando o mobiliário, como agrupando mesas e cadeiras em formato de bancada ou ainda aproveitar madeira como porta e carteiras velhas, acrescentar um cavalete e formar uma bancada.
E você, querido(a) professor(a), tem alguma dica de como iniciar o trabalho de robótica? Conte aqui nos comentários! Compartilhe conosco as suas experiências.
Um grande abraço e até a próxima!