Fala-se muito sobre protagonismo juvenil, tema que não é recente na sala de aula, mas que ganhou força com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), necessário para o envolvimento dos estudantes em ações pertencentes que vão além do universo pessoal e familiar e que podem gerar grandes impactos na sociedade.
Conhecendo +
Antonio Carlos Gomes da Costa, em sua obra Protagonismo Juvenil – Adolescência, Educação e participação democrática, defende que “parte do que os adolescentes pensam, dizem e fazem para transcender limites do entorno pessoal e familiar que impactará acontecimentos da vida comunitária e social que irá gerar mudanças decisivas na realidade ambiental, cultural e política, visando soluções de problemas ao desenvolver o potencial criativo e força transformadora. “(Costa, 1996).
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz em sua essência, enquanto documento, a ideia do protagonismo em que relaciona com a educação integral e o projeto de vida dos estudantes, devendo ser vivenciada em todo o processo de escolarização, nas dimensões física, cognitiva, afetiva, social e cultural. A educação integral se refere à construção intencional de processos educativos em sintonia com as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes com os desafios da vida contemporânea, estando ligada ao desenvolvimento do protagonismo juvenil.
Existem diversos caminhos para desenvolver o protagonismo juvenil em sala de aula, que reforça o compromisso da escola com a formação integral; promove o engajamento em ações pertencentes; desenvolve a autonomia e estimula e prepara os estudantes para a esfera social, cultural e econômica da vida. Confira abaixo alguns caminhos para iniciar o trabalho em sala de aula.
1. Abordagens ativas
Leve a sala de aula novas abordagens, como as metodologias ativas. Experimente formatos como a sala de aula invertida e permita que os alunos tragam as suas próprias vivências para a educação.
Dica: Especial Metodologias Ativas/Formação de professores
2. Valorize a interação
Crie momentos e espaços para a interação entre os estudantes, escola e território educativo. Promova debates e estimule a participação e a exposição de diferentes opiniões entre os discentes.
3. Insira problemas reais
Proponha atividades e reflexões que extrapolem o espaço escolar e que envolvam o território educativo. Incentive os alunos a trazerem para a sala de aula problemas reais, utilizando-os para interagir e solucionar demandas da vida em uma sociedade global.
4. Desenvolva habilidades de liderança
Trabalhe diariamente o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para que eles se sintam preparados para exercer a liderança, autonomia, o respeito, a empatia, a responsabilidade e a capacidade de tomar decisões.
Dica: Benefícios da Educação Socioemocional.
5. Papel do professor
Nessa nova visão educacional o professor é mediador de conhecimento e deve considerar sua vivência e a sua realidade dentro e fora do ambiente escolar para uma relação colaborativa e, eventualmente, de autonomia dos estudantes.
E você querido(a) professo (a), como promove o protagonismo na escola e na sala de aula? Conte aqui nos comentários e ajude a valorizar práticas docentes.