Coluna Educação Inovadora

Seis sugestões de leitura para trabalhar com a modalidade híbrida

Temos vivenciado tempos difíceis e com impactos profundos para a Educação! O agravamento da pandemia acentua problemas em diferentes regiões do nosso país e faz com que uma das queixas constantes dos educadores seja lidar com a falta de infraestrutura e formação docente para lidar com aulas remotas e híbridas.

O que pensávamos que duraria poucas semanas foi substituído por um longo e angustiante período que dura um ano e quatro meses, com consequências graves para a aprendizagem de crianças e jovens e nos colocando no topo do ranking em não conseguir controlar a pandemia e com o maior tempo de escolas fechadas. A pandemia não só aumentou as desigualdades, mas as evidenciou de uma maneira brusca.

O encerramento do semestre e a proximidade do próximo traz a oportunidade de realizar exercícios, realizar análises, compreender o que está dando certo, o que precisa ser melhorado em busca da personalização do ensino e da compreensão do cenário atual e das possibilidades de trabalho no formato híbrido. Para isso, segue algumas sugestões de leitura para que possa refletir e potencializar ações que irá auxiliar a intensificar o trabalho em sala de aula.

  • Ensino Híbrido – é um clássico para quem quer dar os primeiros passos na personalização e na tecnologia da educação. O livro é feito por professores para professores. A organização do livro é da Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Melo Trevisani (Editora Penso), em que apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.
  • Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática – a obra aborda a participação efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam em seu próprio ritmo, tempo e estilo, por meio de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporação de todas as possibilidades do mundo digital. Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Os autores Lilian Bacich e José Moran (Editora Penso) reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam o porquê e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.
  • Covid-19: educação e a ótica docente – a obra é fruto de um trabalho coletivo engendrado por dez pesquisadoras e oito pesquisadores com distintas formações acadêmicas e experiências docentes, oriundos de instituições públicas e privadas das regiões Nordeste e Sudeste do país, com um rico olhar multidisciplinar sobre as repercussões da pandemia, bem como as transformações da área educacional sob o olhar docente.

Organizado em sete capítulos, o livro foi estruturado com base em uma abordagem multidisciplinar, a qual valorizou a utilização de distintos recortes metodológicos e teóricos na construção das discussões, justamente findando apresentar debates permeados por um amplo sentido de pluralidade e por uma diversidade de apreensões empíricas. O livro traz pontos interessantes, como:

  1. A prática pedagógica durante esse período;
  2. Os desafios e trilhas alternativas de ensino e aprendizagem;
  3. O uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs);
  4. A saúde mental do docente.
  • A educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades – a pandemia é abordada de forma bastante didática e com pluralidade e diversidade de concepções. A obra é destinada a um público bem amplo no campo da docência: de professores de ensino infantil até educadores de pós-graduação, com abordagem em metodologias inovadoras, processos educacionais no momento de pandemia e formação docente pelos autores Cristina Rezende Eliezer, Elivan Aparecida Ribeiro e Jenerton Arlan Schutz (Editora Dialética).
  • Educação integral em tempos de pandemia – a obra é uma construção coletiva feita por educadores de escolas públicas que, diante do contexto pandêmico e as desigualdades evidenciadas, decidiram se unir para pesquisar, refletir e buscar o verdadeiro significado de uma educação integral em um contexto de desigualdade social. As experiências vivenciadas pelos educadores são registradas em que compartilham saberes e formas concretas de enfrentar a realidade social diante de cenários de isolamento e fechamento das escolas. Para além das experiências, a obra também compartilha tornar a educação integral um dos pilares da educação básica no Brasil.
  • Educando para a vida no pós-pandemia – com a narrativa que a pandemia mudou a face da educação, e que ela não tornará a ser a mesma depois de toda a experiência vivenciada, a obra fala dos desafios enfrentados por pais e professores durante o isolamento social – como adaptação a ferramentas digitais, apoio às famílias no ambiente virtual e vulnerabilidade de alunos fora da escola – e de como essa experiência impactará no contexto de pós-pandemia. Para a autora Sueli Conte (Editora Novo Século), quando a covid-19 for superado, caberá à escola não somente o papel de ser uma ponte entre o saber e o aluno, mas também de atuar como um fio condutor e apoio das habilidades socioemocionais.

Boa leitura e até a próxima!

About author

Articles

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.