Coluna Ativar

E se… O Instagram se tornasse o seu recurso pedagógico?

Que o Instagram é a rede social do momento (e esse momento já dura alguns anos), todo mundo já sabe, não é? O Instagram é uma rede social originalmente criada para compartilhamento de fotografias e famosa pela possibilidade de aplicação dos filtros, lá no início. Hoje, a rede social permite o compartilhamento não só de imagens, mas também de vídeo, como os formatos de vídeos longos, vídeos curtos (Reels), lives e stories, vídeos de até 15 segundos. Ou seja, o Instagram pode ser um excelente recurso pedagógico.

Embora pareça uma rede social recente, o Instagram foi lançado em outubro de 2010 e os brasileiros estão entre os mais passam tempo nessa rede. E como cultura digital é um dos tópicos pautados na BNCC, especialmente quando o assunto é o desenvolvimento de competências, vamos pensar juntos em formas de aproveitar a existência dessa rede social para desenvolver reflexões e ideias sobre o universo digital.

Fenômeno das blogueiras

O primeiro tópico que gostaria de explorar com você é o fenômeno das “blogueiras” e o quanto esta rede social, extremamente visual, acabou impactando diretamente no psicológico de muitos adolescentes. Fenômenos como a “vida perfeita”, a “produtividade sempre em alta”, “#gratidão” banalizada, imagens tratadas com filtro e as selfies, também trabalhadas com filtros que editam o formato do rosto geram a impressão de que a vida de quem acompanho nas redes é incrível, menos a minha.

Trabalhar a maturidade dos estudantes sobre o recorte feito nas redes parece óbvio e até pode parecer “ingênuo”, mas a própria empresa já sabe dos efeitos que têm causado, especialmente nos jovens, veja aqui.

Nesse sentido, projetos de Linguagens com discussões em torno da autoestima, autoimagem, depressão e outros temas relevantes para o universo jovem, são fundamentais de serem explorados. E para visualizarmos também outro viés, o positivo das redes, podemos trabalhar as formas de contato com pessoas de qualquer parte do mundo, o acompanhamento dos ídolos nas redes sociais, a forma como se pode aprender acompanhando páginas de museus, instituições de ensino, jornais, etc.

Instagram como recurso tecnológico multidisciplinar

Outro elemento interessante de explorarmos é a história da beleza: o que é o belo? E como esse conceito foi se transformando com o tempo. Para isso, a Geografia, a História e a Arte, por exemplo, são um prato cheio para compor o arcabouço das discussões com a turma.

Continuando o nosso quadro de ideias, outro tópico interessante e que pode servir como forma de revisão dos conteúdos é a criação de páginas de Instagram fictícias (usando templates em PDF ou mesmo desenhando o formato no papel). Uma boa fonte de inspiração é o site Histagrams.com, veja alguns exemplos:

Exercício para você: como explorar o Instagram no seu componente curricular e segmento? Espero que tenha muitas ideias!

Um grande abraço digital,

Prof. Emilly Fidelix | @seligaprof 

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutoranda em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias cativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.