Coluna Ativar

Formas de fugir do tradicional experimento do feijão

O experimento do feijão é um clássico nas aulas de ciências, não é? Tradicionalmente, esse experimento envolve o plantio de feijões em algodão úmido para observar o processo de germinação e crescimento da planta.

Embora seja eficaz para introduzir os conceitos de ciências, há maneiras de enriquecer esta atividade e deixá-la ainda mais potente. Vamos conferir?

Integração com Literatura: “João e o Pé de Feijão”

Uma forma de ampliar o experimento do feijão é através da integração com a história “João e o Pé de Feijão”. Essa história clássica pode ser um excelente ponto de partida para a conexão interdisciplinar. Veja algumas possibilidades:

  • Leitura e discussão: Comece com a leitura do conto “João e o Pé de Feijão”. Discuta com os alunos os elementos da história, especialmente focando na mágica do crescimento do feijão.
  • Relação com o experimento: Após a discussão, inicie o plantio dos feijões. Peça aos alunos que imaginem que seus feijões são mágicos, como no conto. Eles podem até criar diários de cientistas, registrando o crescimento da planta e comparando com a escalada de João pelo pé de feijão gigante.

Conexão com Matemática

O crescimento das plantas oferece uma oportunidade prática para integrar conceitos matemáticos. Que tal?

  • Medição diária: Utilize réguas para que os alunos meçam o crescimento diário de seus feijões. Registre esses dados em um gráfico de linha ou barra no quadro da sala.
  • Análise de dados: Ensine os alunos a calcular médias, identificar o crescimento máximo e mínimo, e discutir as variações diárias.

Ciências

Explore o impacto de diferentes condições ambientais no crescimento do feijão para introduzir conceitos importantes:

  • Experimentos controlados: Plante feijões em diferentes condições: sombra vs. sol, diferentes quantidades de água, e até com diferentes tipos de solo ou fertilizantes.
  • Observação e registro: Peça que os alunos monitorem e registrem o desenvolvimento das plantas sob as diversas condições, discutindo quais são mais favoráveis para o crescimento saudável do feijão.

Educação Física e nutrição alimentar

Relacione o crescimento do feijão com nutrição e hábitos saudáveis. Já pensou?

  • Da horta para a nossa mesa: Discuta a importância dos vegetais na dieta e planeje uma atividade onde os alunos possam preparar um lanche simples usando feijões.
  • Educação física: Relacione a energia obtida dos alimentos com a energia necessária para atividades físicas, integrando uma aula de educação física que explore como os nutrientes dos alimentos ajudam no desempenho.

São muitas possibilidades, não é mesmo?

Espero que te ajude e que te inspire, prof!

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.