Coluna Educação Inovadora

Estratégias pedagógicas a partir da abordagem ativa

A abordagem ativa é uma metodologia de ensino que coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando sua participação ativa e autônoma. Diferentemente do modelo tradicional, no qual o professor é o detentor do conhecimento e transmite as informações de forma passiva, na abordagem ativa, o estudante é incentivado a construir seu próprio conhecimento através da investigação, colaboração e reflexão.

Essa metodologia é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, pois promove a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, estimula o interesse e a motivação dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais significativo, dinâmico e prazeroso. Isso não significa que seja necessário abandonar as aulas expositivas, mas equilibrá-las conforme o planejamento docente e a proposta pedagógica.

Uso da abordagem ativa na sala de aula

Para implementar a abordagem ativa em sala de aula, é importante adotar algumas estratégias pedagógicas. Uma delas é a aprendizagem baseada em projetos, na qual os estudantes são desafiados a resolver problemas reais, aplicando os conhecimentos adquiridos em situações práticas. Outra estratégia é a aprendizagem colaborativa, na qual os estudantes trabalham em grupo, trocando conhecimentos e experiências.

Além disso, é fundamental utilizar recursos tecnológicos e metodologias inovadoras, como a gamificação e a sala de aula invertida, em que o professor assume o papel de facilitador e mediador do processo de aprendizagem, orientando os estudantes, promovendo discussões, estimulando a reflexão e oferecendo suporte individualizado. Dessa forma, a sala de aula se torna um espaço mais dinâmico e interativo, no qual os estudantes são incentivados a serem mais ativos e autônomos na construção do conhecimento e ambas permitem uma maior interação e engajamento dos estudantes.

Para se aprofundar nas modalidades

Aprendizagem baseada em projetos

Os estudantes podem ser divididos em grupos e desafiados a desenvolver um projeto relacionado ao conteúdo estudado, como a criação de um experimento científico, a elaboração de um plano de negócios ou a produção de um curta-metragem. Durante o processo, os estudantes terão que pesquisar, planejar, colaborar e apresentar o projeto para a turma, estimulando, assim, sua autonomia e criatividade.

Aprendizagem colaborativa

Nessa modalidade, os alunos podem participar de atividades em grupo, como debates, discussões em roda, resolução de problemas em equipe e produção de trabalhos em conjunto. O professor pode atuar como facilitador, estimulando a troca de ideias, a cooperação e a construção coletiva do conhecimento.

Sala de aula invertida

O professor pode disponibilizar vídeos, textos e atividades online para que os estudantes estudem em casa e utilizem o tempo em sala de aula para tirar dúvidas, discutir o conteúdo e realizar atividades práticas. Dessa forma, o estudante assume um papel mais ativo na sua aprendizagem, enquanto o professor atua como mediador e facilitador do processo.

Uso das tecnologias

Os estudantes podem utilizar dispositivos eletrônicos, como tablets e computadores, para realizar pesquisas, assistir a vídeos educativos, criar apresentações multimídia e participar de jogos educacionais. O professor pode utilizar aplicativos e plataformas online para promover a interação e o engajamento dos estudantes.

Esses são apenas alguns exemplos de modalidades de como implementar a abordagem ativa em sala de aula. É importante que o professor esteja aberto a experimentar novas estratégias pedagógicas, adaptando-as de acordo com as necessidades e características dos estudantes, para promover um aprendizado significativo e integral.

Uso equilibrado da abordagem ativa

Para garantir um uso equilibrado da abordagem ativa em sala de aula, o docente precisa pensar em alguns aspectos importantes:

O professor deve ter clareza sobre quais são os objetivos de aprendizagem que deseja alcançar com os estudantes. É essencial alinhar as atividades propostas com os conteúdos a serem trabalhados, garantindo que a abordagem ativa contribua para o desenvolvimento dos conhecimentos e competências previstos no currículo.

Outro aspecto que deve ser considerado é a importância de se utilizar uma variedade de estratégias pedagógicas ativas, como aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, uso de tecnologia e sala de aula invertida de forma equilibrada. É importante diversificar as atividades para atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos estudantes.

Apesar de promover a participação ativa dos estudantes, o professor também precisa reservar momentos para a reflexão e a consolidação dos conhecimentos. É importante garantir que os estudantes tenham tempo para processar as informações, fazer conexões com o que já sabem e refletir sobre o que aprenderam.

O professor deve realizar uma avaliação contínua do processo de aprendizagem dos estudantes, identificando seus avanços, dificuldades e necessidades. É importante oferecer feedback individualizado e oportunidades para que os estudantes demonstrem o que aprenderam, seja por meio de apresentações, produções escritas ou projetos práticos.

O docente precisa ser flexível e estar aberto a adaptar as estratégias pedagógicas de acordo com o andamento das aulas e as necessidades dos estudantes. É importante fazer ajustes no planejamento conforme surgirem novas demandas e oportunidades de aprendizagem.

Ao encontrar o equilíbrio entre esses aspectos, o professor poderá promover um ambiente de aprendizagem estimulante, significativo e integral para os estudantes.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.