Coluna Educação Inovadora

Flexibilizando o currículo com a Cultura Maker

Muitos professores possuem dúvidas sobre a cultura maker ou sobre como trabalhar com o movimento do “faça você mesmo”. Esse texto é um convite a refletir as muitas possibilidades de trabalho e compreender mais sobre o universo maker. Vamos juntos? 

A cultura maker é a porta de entrada para trabalhar com inovação e convida estudantes e professores a aprenderem por meio de experimentações, além de permitir o protagonismo juvenil ao estimular a criatividade, o pensamento lógico e o trabalho a partir de problemas reais.  

Para trabalhar com o universo maker não é preciso ter espaços de aprendizagem dedicados, basta reorganizar o mobiliário, montar cantos com materiais e ferramentas e exercitar a criatividade. Mas é importante saber que muitas escolas possuem espaços dedicados com equipamentos como impressora 3D, cortadora a laser e insumos para a robótica para o trabalho digital e para atividades concretas e desplugadas que incluem costura, bordado, marcenaria, animação, modelagem em 3D com massinhas e outros. 

Ser maker é, antes de tudo, ter uma atitude e transformar a aula em aprendizado colaborativo! É realizar atividades e vivenciar experiências. Desta maneira, é um grande guarda-chuva para trabalhar com o pensamento computacional e tenho certeza de que você realiza trabalhos incríveis e que já é um maker. Mas, afinal, como flexibilizar isso no currículo? Confira a seguir.  

Cultura maker no currículo 

A cultura não substitui o currículo, mas impulsiona a fazê-lo em um formato diferente! Posso trabalhar em uma aula de história com o tema central sobre o Egito e, para isso, reproduzir storytelling com os estudantes e criar jogos no Scratch (link https://scratch.mit.edu/). Ou posso incluir nas aulas de Ciências a questão ambiental e abordar a reciclagem de materiais e, a partir deste trabalho, mobilizar outras áreas do conhecimento, sem perder de vista a questão ambiental e o tempo de decomposição dos materiais.  

É preciso olhar para o currículo e compreender que a cultura maker é uma aliada para torná-lo mais atrativo e significativo aos estudantes. Veja abaixo algumas possibilidades: 

  1. Transformação da teoria e prática 

O professor organiza uma situação prática e, depois, faz a explicação da teoria. Por exemplo, demonstra na prática aos alunos como se dá a diluição de uma substância na água. A partir da observação da turma e da vivência do fenômeno, o professor parte para a explicação e compreensão da teoria.  

  1. Tempo significativo 

A experimentação requer tempo para que os alunos possam colocar a “mão na massa” e fazer inferências. Por esse motivo, o tempo é significativo e aliado ao currículo já que exigirá menos conteúdo e mais praticidade.  

  1. Vivência de habilidades 

Cada estudante é único e vivencia a construção de conhecimento de uma forma singular e, por isso, lida e desenvolve habilidades diferenciadas. Nas atividades maker, as habilidades são valorizadas por meio do projeto integrador e da colaboração em que vão experimentar.  

  1. Erro é parte do processo 

Dentro da vivência maker o erro faz parte do processo e o professor é mediador deste processo. Ao longo do processo, o estudante vai tecer diversas reflexões para compreender a teoria e participar ativamente da construção prática do conhecimento.  

  1. Acesso para todos 

A cultura maker dentro das aulas regulares precisa ser acessível a todos. Assim, os alunos terão a oportunidade de aprender uns com outros, vivenciar o aprendizado, errar, e resolver problemas cooperativamente 

  1. Incentivo ao pensamento científico  

Ao realizar a atividade maker, o estudante segue princípios do pensamento científico como: tecer perguntas e definir hipóteses; planejar e usar modelos; realizar investigações; analisar e interpretar dados, usar da matemática e o pensamento computacional; desenhar soluções; argumentar a partir de evidências concretas e comunicar informações e aprendizados.  

A cultura maker como aliada do currículo traz muitos benefícios, além da oportunidade de revolucionarmos a Educação ao permitir o protagonismo juvenil e uma educação significativa a todos!  

Um abraço e até a próxima.   

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.