Sabe aquele filme que toca fundo o nosso coração e ainda traz uma carga enorme de aprendizado? “O Menino que Descobriu o Vento” é uma dessas obras, impossível não levar algo dele para nossa vida — e para nossa sala de aula!
Com uma história de superação e inovação – e muitas pitadas de criatividade e ousadia -, ele pode ser uma super ferramenta para trabalhar diferentes conteúdos de forma envolvente e significativa. Vamos explorar como usar essa obra-prima? Então, bora lá!
Veja 3 formas de usar o filme com criatividade, consciência social e ciência em ação
1. Língua portuguesa: Análise de texto e produção de texto criativo
O filme nos apresenta o protagonista William Kamkwamba, um jovem que se destaca por sua habilidade de resolver problemas através do conhecimento. Depois de assistir ao filme, que tal trabalhar com os alunos a análise dos personagens? O foco pode ser no crescimento de William, suas motivações e desafios:
Peça pros alunos reescreverem a história, mas agora, eles devem mudar algum elemento: “E se William fosse uma menina? Como a história seria diferente?” Ou então, “E se o filme fosse passado no Brasil? Como seria a solução do problema?” Isso vai estimula a escrita criativa e a reflexão sobre narrativa e personagens.
Dica extra: Os alunos podem escrever resenhas sobre o filme, refletindo sobre os temas abordados, como a importância do conhecimento e a luta contra as adversidades. Uma baita oportunidade de trabalhar argumentação e coesão textual, não é?
2. Geografia: contexto histórico e social do Malawi
O filme se passa em um vilarejo no Malawi, na África. Com o filme, os alunos podem aprender sobre o contexto geográfico e social de um país que enfrenta grandes desafios como a pobreza, falta de recursos e mudanças climáticas. É uma excelente oportunidade para trabalhar noções de geografia econômica, sustentabilidade e desenvolvimento social:
Após o filme, proponha que os alunos localizem o Malawi no mapa-múndi e identifiquem os recursos naturais da região. Também é interessante discutir as causas da falta de energia elétrica no país e como isso impacta a vida da população.
Outra dica interessante seria a de se trabalhar o filme para explorar energia sustentável, justamente porque o filme aborda a construção de um moinho de vento para gerar eletricidade. Você pode fazer uma comparação com o uso de energias renováveis no Brasil e no mundo, discutindo os diferentes tipos de energia (solar, eólica, etc.).
3. Ciência e tecnologia para resolução de problemas
O filme destaca como a invenção de um moinho de vento trouxe uma solução para um grande problema enfrentado pela comunidade: a falta de eletricidade. Ao abordar esse tema, podemos explorar as leis da física envolvidas no funcionamento do moinho e a importância da tecnologia para resolver questões do cotidiano, veja:
Que tal um experimento simples? Utilize materiais simples, como papel, canudinhos e ventiladores para demonstrar como o vento pode gerar movimento e, com isso, energia. A atividade pode ser concluída com uma reflexão sobre como essa tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas em regiões sem acesso à eletricidade.
Que tal aplicar essas ideias na sua próxima aula e tornar o aprendizado mais dinâmico e inspirador?
Agora é com você!
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix
@seligaprof