Coluna Ativar

Como usar o filme “O menino que Descobriu o Vento” para envolver seus alunos?

Sabe aquele filme que toca fundo o nosso coração e ainda traz uma carga enorme de aprendizado? “O Menino que Descobriu o Vento” é uma dessas obras, impossível não levar algo dele para nossa vida — e para nossa sala de aula!

Com uma história de superação e inovação – e muitas pitadas de criatividade e ousadia -, ele pode ser uma super ferramenta para trabalhar diferentes conteúdos de forma envolvente e significativa. Vamos explorar como usar essa obra-prima? Então, bora lá!

Veja 3 formas de usar o filme com criatividade, consciência social e ciência em ação

1. Língua portuguesa: Análise de texto e produção de texto criativo

O filme nos apresenta o protagonista William Kamkwamba, um jovem que se destaca por sua habilidade de resolver problemas através do conhecimento. Depois de assistir ao filme, que tal trabalhar com os alunos a análise dos personagens? O foco pode ser no crescimento de William, suas motivações e desafios:

Peça pros alunos reescreverem a história, mas agora, eles devem mudar algum elemento: “E se William fosse uma menina? Como a história seria diferente?” Ou então, “E se o filme fosse passado no Brasil? Como seria a solução do problema?” Isso vai estimula a escrita criativa e a reflexão sobre narrativa e personagens.

Dica extra: Os alunos podem escrever resenhas sobre o filme, refletindo sobre os temas abordados, como a importância do conhecimento e a luta contra as adversidades. Uma baita oportunidade de trabalhar argumentação e coesão textual, não é?

2. Geografia: contexto histórico e social do Malawi

O filme se passa em um vilarejo no Malawi, na África. Com o filme, os alunos podem aprender sobre o contexto geográfico e social de um país que enfrenta grandes desafios como a pobreza, falta de recursos e mudanças climáticas. É uma excelente oportunidade para trabalhar noções de geografia econômica, sustentabilidade e desenvolvimento social:

Após o filme, proponha que os alunos localizem o Malawi no mapa-múndi e identifiquem os recursos naturais da região. Também é interessante discutir as causas da falta de energia elétrica no país e como isso impacta a vida da população.

Outra dica interessante seria a de se trabalhar o filme para explorar energia sustentável, justamente porque o filme aborda a construção de um moinho de vento para gerar eletricidade. Você pode fazer uma comparação com o uso de energias renováveis no Brasil e no mundo, discutindo os diferentes tipos de energia (solar, eólica, etc.).

3. Ciência e tecnologia para resolução de problemas

O filme destaca como a invenção de um moinho de vento trouxe uma solução para um grande problema enfrentado pela comunidade: a falta de eletricidade. Ao abordar esse tema, podemos explorar as leis da física envolvidas no funcionamento do moinho e a importância da tecnologia para resolver questões do cotidiano, veja:

Que tal um experimento simples? Utilize materiais simples, como papel, canudinhos e ventiladores para demonstrar como o vento pode gerar movimento e, com isso, energia. A atividade pode ser concluída com uma reflexão sobre como essa tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas em regiões sem acesso à eletricidade.

Que tal aplicar essas ideias na sua próxima aula e tornar o aprendizado mais dinâmico e inspirador?

Agora é com você!

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix

@seligaprof

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.