Coluna Ativar

Álbum de figurinhas e conteúdos: três ideias práticas

Não é possível pensar em aprendizagem sem emoção e conexão, pois os sentimentos precisam ser acionados a fim de que aquilo que se estudou tenha sentido e conexão entre vida real e estudo. Esses dois pontos já são bastante difundidos no meio docente e muitos professores já buscam meios de colocar isso em prática todos os dias.

Porém, não se fala muito, ainda, sobre a conexão entre professores e alunos. Sim! Precisamos falar sobre a relação que criamos com nossos alunos no ambiente escolar para que o processo ensino-aprendizagem seja mais prazeroso e eficiente. Para os estudantes e para nós, professores, claro! 

Sendo assim, que tal pensar sobre como conhecer melhor os estudantes e como é possível criar laços para que o momento da aula seja leve? Entender o universo pelo qual eles têm interesse é uma ótima ideia. Então podemos descobrir e assistir às séries e filmes, ouvir as músicas e conhecer os games que compõem o dia a dia dos adolescentes e das crianças.  

Pensando nisso, por que não trazer para a sala de aula algumas estratégias que envolvam o universo de coisas que eles gostam e se interessam?

Aposto que você já pensou no evento mundial que começou recentemente, não é? Isso mesmo, esse é um ano de Copa do Mundo, então, é possível que busquemos no futebol, que há tanto tempo faz a cabeça e o coração dos brasileiros e dos discentes, formas de trazer o conteúdo. 

É febre entre os alunos os álbuns de figurinhas com os jogadores das seleções que participam da Copa 2022, então, por que não usar essas ideias e transformar isso em aula? 

Pensamos em algumas possibilidades de atividades para te inspirar, vamos conhecê-las? 

Álbum das escolas literárias

Aqui, a ideia é que o álbum vire uma espécie de linha do tempo com as principais escolas literárias do Brasil. As figurinhas serão os autores e suas obras literárias. Assim, os alunos podem estudar sobre cada autor e conhecer um pouco mais sobre os livros que foram publicados. 

Álbum com Reino animal

Ciências precisa ser visualizada, para isso além de usar recursos tecnológicos, como imagens no datashow, é super legal que o professor estimule os alunos a desenvolverem a habilidade de observar, reconhecer e reproduzir o que já conhecem. Para tanto, um álbum de figurinhas com as divisões do reino animal é uma forma bem criativa de revisar o conteúdo estudado. 

Seria bem interessante ainda que os alunos fossem estimulados a observar em seu cotidiano o que veem e depois transformar em figurinhas. Por exemplo, se as crianças estão estudando Filo mamíferos, alguns podem encontrar durante o seu dia uma vaca, um cachorro, um gato, um porco, daí ele faz a figurinha a partir do que encontrar e trocar com os alunos para preencher o álbum. 

Álbum com os presidentes do Brasil

Estudar a história de um país fica mais fácil quando estudamos a linha do tempo, perceber os fatos em sequência lógica também ajuda na compreensão dos acontecimentos e das suas consequências. Propomos a construção de um álbum com os presidentes que governaram o Brasil, além de uma pequena biografia, é legal que os alunos deixem um espaço para destacar as contribuições positivas que cada um deles trouxe ao país, dessa forma é possível que os alunos conheçam melhor a história e entendam os fatos que nos constituem enquanto nação. 

E aí, prof? O que acha de colocar uma dessas atividades em prática?

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof 

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.