Encantar os alunos naquele tema que estamos planejando não precisa ser uma meta difícil ou impossível, prof. Basta contarmos com técnicas e estratégias que nos deem aquela mãozinha. E uma estratégia eficaz para envolver os alunos, facilitando a aprendizagem e a memorização de conteúdos complexos é o storytelling, você já ouviu falar?
Quando nós contamos histórias, capturamos a atenção dos alunos, estimulamos a imaginação, despertamos emoções. Além disso, o storytelling pode ajudar a desenvolver habilidades de escuta, fala e compreensão crítica, essenciais em todas as áreas do conhecimento.
Vamos conferir alguns exemplos práticos para te inspirar?
Matemática: O mistério do número perdido
Em matemática, o professor pode criar uma história envolvendo um detetive que precisa resolver um caso misterioso usando conceitos matemáticos. Por exemplo, para ensinar sequências numéricas, o professor pode contar a história de um antigo manuscrito que contém uma sequência de números com um número faltando. Os alunos, assumindo o papel de assistentes do detetive, devem usar seu conhecimento sobre padrões de sequências para descobrir o número perdido e solucionar o mistério. Esta abordagem não só torna a aprendizagem mais envolvente, mas também mostra a aplicabilidade da matemática em situações problemáticas reais. Que tal?
História: A viagem no tempo de Ana e Lucas
Para tornar a aula de história mais envolvente, o professor pode criar uma narrativa em que dois estudantes, Ana e Lucas, viajam no tempo para períodos históricos importantes. Ao visitar a Grécia Antiga, por exemplo, eles podem interagir com figuras históricas, como Sócrates ou Platão, e presenciar eventos históricos, como a construção do Partenon. Essa técnica permite que os alunos “vivenciem” os eventos e o contexto cultural da época, proporcionando uma compreensão mais profunda e pessoal da história, explorando fotografias, vídeos, ilustrações, etc.
Língua Portuguesa: O diário secreto
Em língua portuguesa, o professor pode introduzir o gênero narrativo através da história de um diário secreto encontrado na escola. Os alunos são convidados a ler entradas do diário, que contêm pistas sobre um antigo mistério da escola. Cada entrada do diário utiliza diferentes estilos literários e figuras de linguagem que os alunos devem identificar e analisar. Essa atividade não só estimula a leitura crítica, como também envolve os alunos na criação de suas próprias entradas do diário, praticando a escrita criativa.
Espero que te ajude e que te inspire, prof!
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof