Coluna Ativar

Preparando os alunos para o próximo ano: 3 dicas práticas

O ano letivo se encerra e com ele, não apenas o encerramento de um ciclo, mas também o início de uma nova etapa na jornada para os alunos. Alguns sairão da educação infantil para o ensino fundamental, do ensino fundamental anos iniciais para anos finais e outros para o ensino médio. É uma grande mudança para muitos dos alunos e as expectativas costumam ser grandes para o que está por vir.

Como podemos ajudá-los a se prepararem para o novo ano, com tantas novidades?

Explore as expectativas

Abra um diálogo sobre as expectativas para o próximo ano letivo. Discuta as diferenças entre as séries, novas matérias e as possíveis mudanças na rotina. Isso ajuda os alunos a se prepararem mentalmente para o que está por vir.

Faça visitas antecipadas

Se possível, converse com a coordenação e alguns professores e organize visitas à nova sala de aula ou prédio. Isso permite que os alunos se familiarizem com o ambiente, conheçam novos professores e se sintam mais confortáveis no novo cenário.

Para a escola

É bacana a escola como instituição se movimentar e promover atividades que incentivem os alunos a interagir entre si, construindo novas amizades e laços sociais. Isso pode incluir dinâmicas de grupo, jogos cooperativos ou projetos colaborativos.

Bônus – Crie um espaço de perguntas e respostas

Reserve tempo para uma sessão de perguntas e respostas, onde os alunos possam fazer perguntas sobre a próxima etapa educacional. Isso ajuda a dissipar dúvidas e incertezas e pode ajudá-los a se sentir mais seguros.

Tão simples né, prof? Mas pode ajudar tanto aqueles alunos que estão ansiosos, com expectativas e até receios em relação ao novo, ao que está por vir. É a mudança de professor, às vezes de prédio, de material, de horários, os colegas desconhecidos de outras turmas, que esses momentos podem ajudar muito a construir uma visão do que está por vir e para que no primeiro dia de aula não seja tudo tão novo e diferente do que já viram.

Espero que essas sugestões te ajudem!

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof

About author

Articles

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.