Coluna Ativar

3 ideias de projetos para desenvolver a competência 3 da BNCC: Repertório Cultural

Com a globalização e com a popularização da internet, é muito comum que todos conheçam muitos aspectos de culturas diferentes e tenham à disposição muitas informações variadas sobre qualquer assunto. Assim, nós já sabemos que nossos alunos são bombardeados o tempo todo com milhares de ideias e questões envolvendo o mundo inteiro, mas, em grande parte das vezes, os mesmos jovens que viram muitos assuntos diferentes, não sabem como usar o que viram e nem mesmo sabem como fazer para que tantas informações virem conhecimento.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que os estudantes desenvolvam repertório cultural.  Afinal, a proposta do documento é:

“Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artística.”

Sendo assim, como o professor pode ajudar os alunos a desenvolverem essa competência na prática? Sendo capaz de conhecer, valorizar e participar da cultura do local e do mundo?

Para te ajudar a pensar em estratégias de ensino nessa perspectiva, veja as possibilidades abaixo:

De onde eu venho?

Algo muito importante para o desenvolvimento de repertório cultural é saber de onde viemos, quais são as nossas origens. É possível desenvolver esse projeto em  fases: 

  • Pesquisa com os familiares: primeiramente, os alunos podem buscar saber com seus familiares quais são suas origens, aqui é interessante que se faça em forma de entrevista que pode ser apresentada à turma como uma gravação ou em formato de podcast. 
  • Posteriormente, é interessante que o professor trabalhe aspectos relacionados a alimentação, aqui, além de falar sobre pratos típicos, vale trazer questões históricas e geográficas também.
  • Por fim, é interessante organizar uma  pequena degustação de pratos típicos, os quais podem ser feitos por alunos e familiares.

Leitura de contos e mitos

A leitura de contos e mitos  é uma ótima forma de fazer com que os alunos conheçam mais sobre a cultura local, nacional e até mundial. A  sugestão é que se faça uma seleção por temáticas, então será possível falar sobre beleza, lealdade, crenças. 

Filmes

O advento de plataformas como a Netflix permite que a gente assista a filmes de diferentes nacionalidades, o que facilitando, assim, a mágica exploração de culturas do mundo todo. Minha sugestão é que depois do filme, reserve-se um tempo para que os alunos pesquisem e se aprofundem um pouco sobre a cultura do país onde o filme foi gravado ou sobre a cultura que retrata. 

  • O menino que descobriu o vento – cultura do Malawi na África 
  • Viva a vida é uma festa – Dias dos mortos no México
  • Encanto – Cultura colombiana na América 

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.