Com a globalização e com a popularização da internet, é muito comum que todos conheçam muitos aspectos de culturas diferentes e tenham à disposição muitas informações variadas sobre qualquer assunto. Assim, nós já sabemos que nossos alunos são bombardeados o tempo todo com milhares de ideias e questões envolvendo o mundo inteiro, mas, em grande parte das vezes, os mesmos jovens que viram muitos assuntos diferentes, não sabem como usar o que viram e nem mesmo sabem como fazer para que tantas informações virem conhecimento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que os estudantes desenvolvam repertório cultural. Afinal, a proposta do documento é:
“Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artística.”
Sendo assim, como o professor pode ajudar os alunos a desenvolverem essa competência na prática? Sendo capaz de conhecer, valorizar e participar da cultura do local e do mundo?
Para te ajudar a pensar em estratégias de ensino nessa perspectiva, veja as possibilidades abaixo:
De onde eu venho?
Algo muito importante para o desenvolvimento de repertório cultural é saber de onde viemos, quais são as nossas origens. É possível desenvolver esse projeto em fases:
- Pesquisa com os familiares: primeiramente, os alunos podem buscar saber com seus familiares quais são suas origens, aqui é interessante que se faça em forma de entrevista que pode ser apresentada à turma como uma gravação ou em formato de podcast.
- Posteriormente, é interessante que o professor trabalhe aspectos relacionados a alimentação, aqui, além de falar sobre pratos típicos, vale trazer questões históricas e geográficas também.
- Por fim, é interessante organizar uma pequena degustação de pratos típicos, os quais podem ser feitos por alunos e familiares.
Leitura de contos e mitos
A leitura de contos e mitos é uma ótima forma de fazer com que os alunos conheçam mais sobre a cultura local, nacional e até mundial. A sugestão é que se faça uma seleção por temáticas, então será possível falar sobre beleza, lealdade, crenças.
Filmes
O advento de plataformas como a Netflix permite que a gente assista a filmes de diferentes nacionalidades, o que facilitando, assim, a mágica exploração de culturas do mundo todo. Minha sugestão é que depois do filme, reserve-se um tempo para que os alunos pesquisem e se aprofundem um pouco sobre a cultura do país onde o filme foi gravado ou sobre a cultura que retrata.
- O menino que descobriu o vento – cultura do Malawi na África
- Viva a vida é uma festa – Dias dos mortos no México
- Encanto – Cultura colombiana na América
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof