Coluna Olhares

Documentos úteis para o dia a dia em sala de aula

Todo ano, nós professores preparamos vários materiais para usarmos com a nossa turma de estudantes para apoiar as nossas aulas. Materiais que vão de crachás, lista de nomes deles para expor nas paredes da sala de alfabetização, quadros numéricos, a fichas de coletas de dados dos estudantes e muito mais.

Compartilho com vocês, queridas professoras e queridos professores, alguns materiais em documentos, que preparei e que podem ajudar vocês nesse início de ano letivo, ou pelo menos inspirar a produção de outros de acordo com as suas necessidades e realidade.

Potencial dos estudantes

Meu colega de profissão, Jayse Ferreira, professor Pernambuco, que fiquei entre os melhores 50 professores do Mundo, em 2021, no Global Teacher Prize, conhecido como “Nobel da Educação”, ao iniciar as aulas anota na própria caderneta o que os estudantes mais gostam de fazer, seus interesses e potencialidades. Dessa forma, ao preparar suas aulas, seus projetos para o ano letivo, consegue explorar o que eles têm de melhor, com oportunidades para todos, seja nas temáticas, no fazer e contribuição de cada um. Assim, atrai os estudantes para participação e aprendizagem, valorizando a saberes, os conhecimentos prévios dos estudantes. Uma ação tão simples e fácil de se realizar, mas que pode fazer a diferença em sala de aula. Não é à toa todo esse reconhecimento no trabalho do Professor Jayse!

Então, aproveitemos esse fazer pedagógico que abre tantas possibilidades para o engajamento de todos nas aulas.  Por isso, pensei aqui em registrar, em um documento, em colunas, as seguintes informações: Nome do estudante; Áreas de Interesses; o que gosta de fazer; o que gostaria de aprender.

Para conhecer nossos estudantes

Para conhecer os estudantes, costumo usar uma atividade em folhas, onde eles contam um pouquinho da vida deles, mas não como aquelas fichas tradicionais, com perguntas intermináveis e como os estudantes dizem “chatas” de se responder. A ficha que preparei tem formato diferenciado, em espaçamentos e nas informações pedidas. Por exemplo: Aplicativos que mais uso; lugares que quero conhecer; animais de estimação que tenho ou gostaria de ter; fico chateado quando…; fico feliz quando…; a experiência mais marcante da minha vida foi…;

Ao fazer uso desse documento em alguns anos, pude conhecê-los e os entender muito melhor. Lembro de um estudante que havia registrado que sua maior dor foi a perda da avó, sua maior confidente, e o sonho dele de conhecer a França. O que me fez refletir sobre a importância de ouvi-los e de pensar coisas grandes com eles e para eles.

Ouvi certa vez, Davi Copenawa, o grande líder indígena da nação Yanomami, em uma palestra a seguinte fala, “Não matamos os sonhos das nossas crianças Yanomami”. Essa fala vem ecoando na minha vida e profissão com certo peso. Lógico que a visão que ele traz é ampla. Mas penso que muitas vezes nem matamos os sonhos, o pior é que nem o permitimos sonhar. É preciso a reflexão de todos nós, das escolas, famílias e sociedade como um todo, para repensar e mudar a forma como tratamos nossas crianças. Um bom passo nesse sentido é começar por ouvi-las.

Voltando ao documento, disponibilizo aqui, em PDF, o que preparei para os estudantes maiores com mais autonomia para responder, mas se alguém deles não estiver devidamente alfabetizado o professor ou algum colega, pode ser o escriba registrando o que o responder.

Para a alfabetização

 Preparei um modelo de crachá de mesa, com espaço com o nome completo do aluno, com alfabeto e os números mais frequentes de uso (de 0 a 30, de uso nos calendários), para estudantes em início na alfabetização, tudo em letra bastão maiúscula.  Mas você pode criar o seu crachá de acordo com a fase e necessidade de aprendizagem deles, por exemplo fazendo uso da letra manuscrita, para estudantes de alfabetização em continuidade, que já dominam a escrita. Não faço crachás específicos para meninos ou meninas, nem faço mais uso de personagens presentes nas mídias, para evitar rotulações e reforço de estereótipos, do tipo rosa para meninas e azul para os meninos.

Parece uma coisa sem importância, mas mesmo nessas pequenas ações reproduzimos preconceitos, discriminações da nossa sociedade, por isso vá repensando e vendo como pode mudar essa realidade, mesmo que seja um pequeno passo nesse sentido. Compartilho um crachá em PDF. Para colocar os nomes dos estudantes abra o documento no Word e insira então uma caixa de texto ou abra com um programa que permita a edição, como por exemplo, o Microsoft Edge, que é gratuito.

Para as professoras e professores

Tem sido muito útil na minha rotina de trabalho, o uso de planners, “documento para planejamento”, especialmente o de uso diário, mas voltado para uso pedagógico.

Nele anoto as principais informações do dia, algum acontecimento importante ou agendo ações especificas. E como ajudam! Sempre recorro aos registros feitos que vão me orientando nas aulas. Além disso, o que acho interessanteé que muitos deles trazem perguntas disparadoras para reflexão. Olhem que bacana o que estava impresso em um dos espaços de um planner que já usei.

 
Hoje eu …
 
(    )  Reli e atualizei o planejamento
(    )  Estimulei os alunos que estão acima da média com novos desafios.
(    )  Colaborei Iniciei a leitura de um novo texto para aperfeiçoar minha prática.
 

E em uma agenda voltada para professores:

 
Hoje eu …
 
(    )  Reli e atualizei o planejamento
(    )  Estimulei os alunos que estão acima da média com novos desafios.
(    )  Colaborei Iniciei a leitura de um novo texto para aperfeiçoar minha prática.
 

Compartilho um planner de uso diário criado com o uso do aplicativo Canva. Pode usar o que eu disponibilizo aqui, mas pode se inspirar para criar o seu. O importante é registrar nosso fazer pedagógico e nosso dia a dia em sala de aula.

Por fim, esses são apenas alguns dos documentos que podem facilitar nosso  trabalho pedagógico,  contribuir para aulas melhores com mais conhecimento e engajamento dos nossos estudantes e também apoiar a aprendizagem. Espero que gostem e façam bom uso!

Um grande abraço e até o próximo post!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Professora há quase 30 anos, lecionou em vários segmentos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, passando também pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recebeu o Prêmio Educador Nota 10, na área de Alfabetização, com o projeto Escrevendo com Lengalenga. Atualmente, assina a coluna Olhares no blog Redes Moderna.