O aclamado livro “A Bolsa Amarela”, da autora Lygia Bojunga, mergulha em um universo recheado de reflexões profundas, abordando temas como a liberdade de se expressar, os dilemas da infância e a importância de reconhecer e valorizar nossa identidade e independência.
Esse guia, prof, tem como objetivo oferecer ideias e inspiração para um projeto de leitura que seja envolvente e que ajude os alunos a se apaixonarem pelo universo das letras. Aproveite e compartilhe com outras profs!
1. Criação da Bolsa dos Sonhos
Objetivo:
Incentivar os alunos a materializarem seus sonhos e desejos, assim como Raquel faz ao guardar os seus na bolsa amarela.
Atividade:
- Cada aluno irá criar sua própria “Bolsa dos Sonhos” usando bolsas de tecido simples, sacolas de papel ou de outros materiais. Eles podem decorar suas bolsas com desenhos, palavras e enfeites que representem seus sonhos e desejos.
- Dentro da bolsa, os alunos colocarão objetos pequenos ou notas que simbolizem seus sonhos, tal como Raquel esconde seus três desejos.
- Organize uma “Feira dos Sonhos”, onde os alunos podem compartilhar o conteúdo de suas bolsas, se sentirem confortáveis, promovendo um ambiente de apoio mútuo.
2. Jornada literária em mapa
Objetivo:
Visualizar a jornada de Raquel, a protagonista, de forma criativa, destacando os principais eventos e conflitos da história.
Atividade:
- Crie, junto com a classe, um grande mapa da jornada de Raquel no quadro ou em papel pardo.
- Use ícones, desenhos e post its para marcar locais importantes da história, como a casa de Raquel, a escola, e onde ela encontra a bolsa amarela.
- À medida que a leitura progride, os alunos podem adicionar ao mapa, explorando visualmente a evolução da personagem e os eventos chave.
3. Debate: O peso das palavras e dos sonhos
Objetivo:
Promover uma reflexão crítica sobre os temas de expressão pessoal e a importância de perseguir os próprios sonhos.
Atividade:
- Organize um debate dividindo os alunos em grupos. Cada grupo representa diferentes perspectivas dos personagens do livro (incluindo a família de Raquel e amigos).
- Discuta questões como: “Qual é a importância de ter um espaço onde podemos expressar nossos sonhos e desejos?”, “Como os outros personagens do livro reagem aos sonhos de Raquel?”.
- Encoraje os alunos a usar exemplos do livro e de suas próprias experiências para fundamentar seus argumentos.
4. Oficina de escrita criativa: Cartas para o futuro
Objetivo:
Estimular a expressão pessoal e a reflexão sobre o próprio futuro, inspirado pela narrativa de Raquel.
Atividade:
- Proponha que cada aluno escreva uma carta para si mesmo no futuro, detalhando seus sonhos, esperanças e desejos atuais.
- As cartas podem ser guardadas em envelopes decorados pelos próprios alunos e seladas para serem abertas em uma data futura definida por eles.
- Esta atividade ajuda a criar uma ponte emocional entre o presente e o futuro, incentivando os alunos a refletirem sobre seus próprios desejos e como eles podem evoluir.
5. Construção de diálogos alternativos
Objetivo:
Desenvolver habilidades de escrita criativa e compreensão literária, permitindo aos alunos explorar diferentes desfechos para a história.
Atividade:
- Divida a turma em pequenos grupos e atribua a cada um diferentes pontos de virada da história.
- Os grupos deverão reescrever os eventos ou diálogos desses momentos, imaginando desfechos alternativos ou adicionando novos elementos à história.
- Apresente as versões alternativas em uma sessão de leitura coletiva, discutindo como cada mudança afeta o curso da história e a percepção dos personagens.
Espero que te ajude e que te inspire, prof!
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof