Coluna Ativar

Ideias para encantar seus alunos com a leitura do livro “A bolsa amarela”

O aclamado livro “A Bolsa Amarela”, da autora Lygia Bojunga, mergulha em um universo recheado de reflexões profundas, abordando temas como a liberdade de se expressar, os dilemas da infância e a importância de reconhecer e valorizar nossa identidade e independência.

Esse guia, prof, tem como objetivo oferecer ideias e inspiração para um projeto de leitura que seja envolvente e que ajude os alunos a se apaixonarem pelo universo das letras. Aproveite e compartilhe com outras profs!

1. Criação da Bolsa dos Sonhos

Objetivo:

Incentivar os alunos a materializarem seus sonhos e desejos, assim como Raquel faz ao guardar os seus na bolsa amarela.

Atividade:

  • Cada aluno irá criar sua própria “Bolsa dos Sonhos” usando bolsas de tecido simples, sacolas de papel ou de outros materiais. Eles podem decorar suas bolsas com desenhos, palavras e enfeites que representem seus sonhos e desejos.
  • Dentro da bolsa, os alunos colocarão objetos pequenos ou notas que simbolizem seus sonhos, tal como Raquel esconde seus três desejos.
  • Organize uma “Feira dos Sonhos”, onde os alunos podem compartilhar o conteúdo de suas bolsas, se sentirem confortáveis, promovendo um ambiente de apoio mútuo.

2. Jornada literária em mapa

Objetivo:

Visualizar a jornada de Raquel, a protagonista, de forma criativa, destacando os principais eventos e conflitos da história.

Atividade:

  • Crie, junto com a classe, um grande mapa da jornada de Raquel no quadro ou em papel pardo.
  • Use ícones, desenhos e post its para marcar locais importantes da história, como a casa de Raquel, a escola, e onde ela encontra a bolsa amarela.
  • À medida que a leitura progride, os alunos podem adicionar ao mapa, explorando visualmente a evolução da personagem e os eventos chave.

3. Debate: O peso das palavras e dos sonhos

Objetivo:

Promover uma reflexão crítica sobre os temas de expressão pessoal e a importância de perseguir os próprios sonhos.

Atividade:

  • Organize um debate dividindo os alunos em grupos. Cada grupo representa diferentes perspectivas dos personagens do livro (incluindo a família de Raquel e amigos).
  • Discuta questões como: “Qual é a importância de ter um espaço onde podemos expressar nossos sonhos e desejos?”, “Como os outros personagens do livro reagem aos sonhos de Raquel?”.
  • Encoraje os alunos a usar exemplos do livro e de suas próprias experiências para fundamentar seus argumentos.

4. Oficina de escrita criativa: Cartas para o futuro

Objetivo:

Estimular a expressão pessoal e a reflexão sobre o próprio futuro, inspirado pela narrativa de Raquel.

Atividade:

  • Proponha que cada aluno escreva uma carta para si mesmo no futuro, detalhando seus sonhos, esperanças e desejos atuais.
  • As cartas podem ser guardadas em envelopes decorados pelos próprios alunos e seladas para serem abertas em uma data futura definida por eles.
  • Esta atividade ajuda a criar uma ponte emocional entre o presente e o futuro, incentivando os alunos a refletirem sobre seus próprios desejos e como eles podem evoluir.

5. Construção de diálogos alternativos

Objetivo:

Desenvolver habilidades de escrita criativa e compreensão literária, permitindo aos alunos explorar diferentes desfechos para a história.

Atividade:

  • Divida a turma em pequenos grupos e atribua a cada um diferentes pontos de virada da história.
  • Os grupos deverão reescrever os eventos ou diálogos desses momentos, imaginando desfechos alternativos ou adicionando novos elementos à história.
  • Apresente as versões alternativas em uma sessão de leitura coletiva, discutindo como cada mudança afeta o curso da história e a percepção dos personagens.

Espero que te ajude e que te inspire, prof!

Um super abraço digital,

Prof. Dra. Emilly Fidelix I @seligaprof

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Criadora do @seligaprof, onde impacta milhares de professores de todo o Brasil, palestrante e formadora de professores. É doutora em História Cultural (UFSC), especialista em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (UTFPR), professora de pós-graduação no Instituto Singularidades. Atua nas áreas de metodologias ativas, storytelling aplicado à educação e BNCC.