Segundo o dicionário Oxford, uma das mais importantes referências sobre o uso das palavras para a comunicação no mundo inteiro, a palavra do ano de 2016 foi “pós-verdade”.
O termo foi definido pelo dicionário como um adjetivo “relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que apelos à emoção e à crença pessoal”. Apesar de haver o registro do uso desse termo desde 1992 a sua circulação aumentou aproximadamente 200% no ano passado especialmente por ter sido usado nas campanhas do plebiscito do Brexit e da eleição americana, ambas marcadas pela disseminação de notícias falsas nas mídias sociais e de mentiras por candidatos ou figuras-chave de campanhas políticas. Segundo um dos membros do Oxford Dictionaries, Casper Grathwohl, “pós-verdade poderia se tornar uma das palavras que definem nosso tempo”.
E o que a pós-verdade tem a ver com os livros da Coleção Informação & Diálogo? Tem tudo a ver, principalmente pelo fato de que os livros da Coleção tratam de temas que, a todo momento, estão nas mídias impressas e digitais e reverberam nas mais diversas voltagens, confundindo e gerando insegurança nos cidadãos. Na era da “pós-verdade” cria-se uma realidade “paralela”, uma hiper-realidade ou ainda um simulacro da realidade, o que gera uma espécie de “bolha” em que as pessoas só se relacionam com seus iguais e tendem a rejeitar quem pensa diferente. Um passo para a disseminação de ideias preconceituosas e violentas, em todos os níveis. Precisamos, portanto, aprender a discutir e questionar as pós-verdades se quisermos formar cidadãos críticos e conscientes de seu papel no mundo em que vivemos.
Se “pós-verdade” define o nosso tempo, precisamos preparar nossas crianças e jovens para viver e atuar nele, e uma das maneiras de se fazer isso de forma eficiente e eficaz é introduzir a Alfabetização Midiática nas nossas escolas, levando para a sala de aula as habilidades necessárias para que os alunos compreendam a produção e a circulação da informação, percebendo como podem ser manipulados pela mídia e também como buscar uma diversidade de ideias que lhes permitam uma análise dos fatos da forma mais ampla possível.
Tão importante quanto ensinar português, matemática, história e geografia, é entender a informação não só como um meio para a aquisição de conhecimentos, mas especialmente como um fim, uma ferramenta necessária para compreender o mundo em que vivemos. Habilidades como pesquisar, debater, comparar dados, analisar fatos, são essenciais na nova ordem mundial.
Os títulos da Coleção Informação e Diálogo são um convite para sairmos, junto com nossos alunos, dessa “bolha” cada dia mais presente nas redes sociais, em todas as mídias, sejam elas de alcance mundial ou local. É preciso falar sobre tudo isso para transformamos a nossa relação com a informação e com o conhecimento, contribuindo para a criação de uma sociedade mais equilibrada e justa com todos os seus membros.
Januária Cristina Alvesibi é jornalista, infoeducadora, educomunicadora e escritora, com mais de 40 livros publicados. Atua como consultora para empresas em programas focados em Educação e Cultura e em editoras como consultora editorial e editora associada. Realiza também, palestras, cursos e oficinas para educadores, crianças e jovens, sobre Educação Literária e Alfabetização Midiática. Para saber mais, acesse www.entrepalavras.com.br.