A cultura afro-brasileira é parte essencial da formação do nosso país e a música é uma das formas mais poderosas de conectarmos nossos alunos com essa herança. Mas, ao invés de apenas falar sobre, e se a gente colocasse a música na aula e transformasse a experiência em algo imersivo e envolvente?
Vamos explorar como usar algumas canções pra promover o respeito, compreensão e a valorização da cultura afro-brasileira?
Aqui vai a seleção de 3 músicas superespeciais que vão dar um novo ritmo à sua aula. Bora conferir!?
1 – “O canto de Dona Sinhá” – Clara Nunes
Componente: História
Clara Nunes é um ícone da música popular brasileira e tem um profundo vínculo com a cultura afro-brasileira. A música “O Canto de Dona Sinhá” celebra a força feminina negra e é um ponto de partida muito bacana pra uma discussão sobre a presença feminina na história afro-brasileira e suas representações nas músicas.
Ações pedagógicas:
- Leitura da letra da música, explorando o significado das palavras e o contexto histórico da mulher negra no Brasil.
- Debate sobre representatividade e como a cultura afro-brasileira foi moldada por mulheres negras, tanto na música quanto na sociedade.
2 – “África, Meu Amor” – Gilberto Gil
Componente: Geografia e História
Como trabalhar:
Gilberto Gil é uma referência quando o assunto é música e cultura afro-brasileira. Essa música explora a relação afetiva entre Brasil e África, explorando temáticas como a diáspora e a união de culturas e é uma ótima forma de trabalhar a relação entre Brasil e o continente africano.
Ações pedagógicas:
- Estudo sobre a diáspora africana e o impacto dos escravizados africanos no Brasil, usando a música como ponto de partida.
- Realizar um mapa interativo mostrando as principais rotas de escravização e os estados onde os afrodescendentes tiveram maior influência.
3 – Canto das Três Raças” – Clara Nunes
Componente: História e Língua portuguesa
Como trabalhar:
Essa música é uma super aula de história, e gerará bastante impacto e conexão com os conteúdos estudados previamente, pois fala das três raças que formaram o povo brasileiro: africanos, indígenas e europeus. Ela é uma possibilidade riquíssima pra refletir sobre as relações raciais no Brasil e como esses povos interagiram e se influenciaram ao longo dos séculos.
Ação pedagógica:
- Pesquisa sobre as influências das culturas africana, indígena e europeia na formação da sociedade brasileira.
- Análise do conceito de mestiçagem e como ele está presente na formação da cultura nacional.
Espero que goste, prof! Agora é com você!
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix | @seligaprof