Coluna Olhares

Professor, você conhece o Aprender Criança? 

O nome é simples e curioso, não? Mas não se trata de mais uma cartilha ou programa de TV, mas sim de um congresso maravilhoso que você deveria conhecer e visitar! 

Neste ano, tive a alegria de participar mais uma vez desse evento que sempre tocou meu coração e expandiu meu pensamento: o Aprender Criança 2025, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. 

Professor,  trata-se de um dos maiores e mais respeitados congressos da América Latina voltados aos transtornos do neurodesenvolvimento. Um espaço onde a educação, a saúde e a ciência se encontram para pensar, de forma interdisciplinar, os caminhos possíveis para o desenvolvimento infantil.

Tive a grata honra de palestrar em duas edições anteriores, quando o evento ainda acontecia em Ribeirão Preto. Foram encontros marcantes que me permitiram compartilhar ideias, mas, sobretudo, aprender com outras vozes e trajetórias comprometidas com a infância.

Aprender Criança 2018 – Ribeirão Preto

Um congresso inspirador

Voltar agora ao evento foi como revisitar uma casa onde o conhecimento é vivo, afetuoso e pulsante.

O Aprender Criança tem o DNA da sensibilidade e da inovação. E muito disso vem da mente e do coração do Dr. Marco Arruda, neurologista infantil, pesquisador incansável e idealizador do evento. 

Ao longo dos anos, o Dr. Marco transformou o congresso em uma referência internacional, reunindo profissionais das mais diversas áreas para discutir os avanços em diagnóstico, intervenção, inclusão e políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes.

Dr. Marco Arruda, idealizador do Aprender Criança e Tiago Eugênio – São Paulo

Reflexões e conversas essenciais

A edição de 2025 nos presenteou com uma programação ousada, profunda e necessária. Foram discutidos temas como:

  • TDAH e as novas abordagens de tratamento e intervenção.
  • TEA, com foco em diagnóstico precoce, teoria da mente, inclusão e comunicação alternativa;
  • Funções executivas, inteligência artificial e redes neurais, trazendo a neurociência para o centro do debate educacional;;
  • Transtornos específicos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia.

É nesse tipo de encontro que reconhecemos o valor de um professor que enxerga além do conteúdo, de um psicopedagogo que escuta o silêncio da criança, de um terapeuta que traduz gestos em possibilidades. É ali que os muros entre as áreas se desfazem, e surgem pontes sólidas, sensíveis, necessárias.

Nesse recesso gostoso de julho, o Aprender Criança é um respiro necessário para renovar e expandir nossos conhecimentos e validar nossa potência como educadores! 

Não é para menos que digo que volto sempre do Aprender Criança com a alma abastecida. Mais do que conteúdos, trago perguntas. Mais do que respostas, levo inquietações que movem, transformam e nos lembram que aprender é, antes de tudo, um gesto de amor.

Que venham mais encontros assim: onde o saber não apenas informa, mas também afeta, conecta e reencanta.

Então, já se liga nas redes sociais desse incrível evento para você se programar e decolar sua carreira no Aprender Criança 2026! O tema, o Dr, Marco ainda não me contou, mas assim que ele contar, lanço novos olhares para vocês aqui, combinado? 

Encerramos este olhar, mas já preparando o próximo.

Abraços 

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Tiago Eugênio é diretor executivo da Clickneurons e fundador do Aula Em Jogo. Tem mestrado em Psicobiologia pela UFRN e formação em Game-Based Learning e gamification pela Quest To Learn, em Nova York. É autor do Livro “Aula Em Jogo: descomplicando a gamificação para educadores”.