Prof, seus alunos já estão usando Inteligência Artificial na escola e, talvez, você nem saiba!
Ferramentas como ChatGPT, DALL·E e Gemini estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas em geral e, claro, dos estudantes. Mas será que eles sabem usar de forma responsável? E você, prof, se sente preparado para ensinar sobre isso.
Se a resposta for “não”, calma. Você não precisa ser especialista em tecnologia para falar sobre ética e Inteligência Artificial (IA). Vou te mostrar ideias práticas para trabalhar o tema em sala de aula, mesmo que você nunca tenha usado IA antes. Vamos lá?
Primeiro passo: mostrar o impacto da IA no dia a dia
Antes de ensinar ética, os alunos precisam entender onde a Inteligência Artificial está presente. Perceba: ela já faz parte da nossa vida e da deles!
Atividade: Pedir pros alunos listarem tecnologias que usam no dia a dia. Depois, revele quais delas usam IA.
- Exemplos:
- O TikTok recomenda vídeos? IA.
- O Spotify cria playlists personalizadas? IA.
- O Google completa frases na busca? IA.
- O chat do banco responde sozinho? IA.
Aqui, o nosso objetivo é ajudar os alunos a perceberem que IA não é um conceito distante, mas que ela já influencia suas escolhas.
Segundo passo: gerar reflexões sobre ética
Muitos alunos usam Inteligência Artificial na escola como “atalhos” para, por exemplo, copiar respostas ou gerar textos sem ler. Mas será que isso é correto?
Aqui, uma boa ideia é apresentar dilemas reais e pedir que os alunos debatam. Exemplos:
- Um aluno usa IA para responder uma prova de casa. Isso é colar?
- Uma empresa usa IA para escolher candidatos a um emprego. Isso é justo?
- Uma IA cria uma arte digital. O artista que a treinou deve ganhar créditos e ser considerado o autor?
Terceiro passo: criar um “Código de Ética Digital” com os alunos
Depois de discutir ética, peça para a turma criar um código de conduta pro uso de IA na escola. Eles podem listar regras como:
- Sempre conferir/checar as informações geradas.
- Não usar a tecnologia para copiar respostas.
- usar IA a fim de prender e não para enganar.
Esses códigos podem ser transformados em um mural ou até mesmo num contrato assinado pelos alunos. Ou seja, o objetivo é tornar os estudantes responsáveis pelo uso consciente da tecnologia.
A Inteligência Artificial está revolucionando o mundo e cabe a nós discutir em aula como os alunos podem usá-la de forma ética e inteligente. Portanto, não se preocupe em dominar a tecnologia, comece com pequenas conversas e atividades simples.
O importante é ajudar seus alunos a pensar de forma crítica e responsável.
Um abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix