Coluna Educação Inovadora

5 tendências que não podem faltar no planejamento escolar

Com o início do ano letivo, temos novas oportunidades de aprendizado e de proporcionar aos estudantes uma experiência cognitiva que seja realmente significativa! Temos ainda muitos desafios pela frente e de avanço na educação brasileira. Um desses desafios é que a pandemia de Covid-19 ainda está entre nós, mas agora com nossos estudantes em processo de vacinação. Vamos aproveitar as aprendizagens desse período e inserir no planejamento escolar!

Veremos a seguir, cinco tendências que chegaram para ficar e que precisam estar no planejamento do professor, por permitir interatividade, pertencimento, protagonismo, mas também contribuir com recuperação da aprendizagem e dinamismo para as aulas. Vamos juntos conhecer sobre elas?!

1- Ensino híbrido

O ensino híbrido é uma metodologia ativa de ensino que tem como finalidade mesclar o ensino em online e presencial.

Ele tem sido um grande aliado durante este período de pandemia por permitir a recuperação da aprendizagem através da extensão da carga horária dos estudantes e do uso de plataformas gamificadas/adaptivas, um exemplo disso é o ScootPad: uma plataforma adaptativa para estudantes do ensino fundamental desenvolverem habilidades de leitura e matemática. Com planos gratuitos, o site oferece informações em tempo real para os professores e aprendizado por meio de jogos.

Entre as modalidades híbridas temos: laboratório rotacional – um espaço entre aparatos tecnológicos e discussões de trabalhos; sala de aula invertida que atua antes, durante e depois, permitindo que através de um processo cultural o estudante se torne curador de informações e estações por rotações, uma espécie de circuito em que o professor programa um tempo determinado para que os estudantes passem nas estações tendo a oportunidade de debater um tema de forma profunda, otimizando as aulas.

Essas são algumas das modalidades que devem ser aplicadas, conforme intencionalidade pedagógica e podem e devem ser adaptadas conforme o território educativo na busca da personalização de ensino.

2- Personalização de ensino

Nossos estudantes aprendem em ritmos diferenciados e é necessário propor propostas que possam permitir vivências e que respeitem os diferentes ritmos do processo cognitivo. Uma das possibilidades como vimos é o ensino híbrido que traz na sua essência modalidades que visam esse propósito, mas o atendimento a esse estudante pode ser diferenciado a partir do momento que o professor muda o percurso avaliativo como o portfólio e cria situações durante a jornada escolar de aproximar os pais nas atividades planejadas e envolvê-los com mensagens de incentivos.

3- Uso das tecnologias

A tecnologia deve ser utilizada com propósitos e objetivos claros e como propulsora ao processo de ensino de aprendizagem, pelos benefícios e pela oportunidade de conectar um aprendizado mais próximo aos estudantes.

Junto ao seu uso é necessário abordar questões sociais latentes da sociedade, como Internet segura e uso das redes sociais, além de mostrar o potencial de contribuição na sua aprendizagem envolvendo abertura a cultura maker, programação, robótica, IoT (Internet das coisas), cultura digital, entre outros, independentemente da área de atuação.

4- Educação 5.0

A Educação 5.0 é uma continuidade da educação 4.0 e visa humanizar as experiências com o uso das tecnologias em que as habilidades socioemocionais como a criatividade e o pensamento crítico estão presentes o tempo todo, permitindo que os estudantes lidem com suas emoções e sentimentos além de exercitar a resolução de problemas reais que afetam a unidade escolar, o território educativo e ajudar a flexibilizar o currículo conectando com a realidade.

5- Gestão da sala de aula

Este é um ponto que ainda é pouco discutido, mas necessário para que o professor possa lidar com mais tempo com o processo de aprendizagem.

Desta maneira, é essencial também a utilização de ferramentas e uso de softwares que possam contribuir com o trabalho docente, permitindo que o professor possa otimizar suas aulas e suas experiências juntos aos estudantes.

Muitas plataformas já trazem a inteligência artificial que contribui com este processo, sendo necessário mais investimento para que o professor possa se dedicar aos estudantes e suas necessidades.

Aproveite os comentários para inserir sugestões e dicas a respeito destas tendências e relate como está sendo realizado o seu planejamento.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.