Coluna Educação Inovadora

Metodologias ativas: como favorecem o ensino e o aprendizado

Em muitos dos nossos textos aqui da coluna Educação Inovadora, do blog Redes Moderna, temos abordado o papel das metodologias ativas na educação. No entanto, como essa metodologia auxilia, na prática, no processo do aprendizado? Vamos juntos descobrir caminhos para potencializar essa abordagem na sala de aula!

De olho na aprendizagem ativa

As metodologias ativas visam tirar os estudantes da passividade e trazê-los para o centro do processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas. Além disso, o papel do professor também muda para mediador de aprendizagem.

Para isso, o professor possui algumas possibilidades de trabalho que são divididas entre modalidades, que podem ou não vir acompanhadas do uso da tecnologia, estimulando o saber adquirido de forma empática, coletiva e autoral.

O processo educacional envolve diversas estratégias para alcançar a aprendizagem. Assim, as metodologias ativas personalizam o ensino e o currículo em sua apresentação aos estudantes através de suas muitas modalidades, garantindo uma participação efetiva e autônoma. As modalidades são disruptivas e, por isso, têm como ênfase a apresentação do conteúdo de maneiras diferenciadas, estimulando o pensamento crítico dos nossos estudantes e a multidisciplinariedade.

Confira abaixo algumas modalidades das metodologias ativas que você pode empregar em suas aulas!

Aprendizagem baseada em problemas

Essa modalidade convida os estudantes a aprenderem a resolver problemas reais de forma colaborativa. O professor atua como mediador do processo com o intuito de incentivar a reflexão, instigando os estudantes a encontrarem a resolução de maneira crítica.

Aprendizagem baseada em projetos

A aprendizagem baseada em projetos tem por objetivo colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem. Desse modo, eles são incentivados a investigar para solucionar um desafio ou problema. Ferramentas pedagógicas, como por exemplo o canvas e ou padlet , podem ser utilizadas para estimular o pensamento crítico e investigativo.

Aprendizagem entre pares ou times

A aprendizagem entre pares e times requer que o trabalho e o aprendizado sejam efetivados em conjunto, compartilhando ideias e conhecimento. Essa modalidade pode ser aplicada em um projeto e ou estudo de caso, com o propósito de mobilizar habilidades e competências, contribuindo para a construção do pensamento crítico por meio de discussões e reflexões e trabalhando empatia e colaboração.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma modalidade do ensino híbrido. Afinal, a ideia é fazer uma inversão nas aulas, propondo que os estudantes interajam entre si de maneira antecipada e que tenham a oportunidade na sala de aula de promover debates e reflexões sobre o conteúdo a ser trabalhado. Uma modalidade que atua antes, durante e depois, com o propósito de fazer com que os nossos estudantes sejam curadores de informações.

Estudo de caso

Enquanto os demais modelos se baseiam em problemas e ou em projetos, o estudo de caso aborda uma situação real em que a ideia é estudar um acontecimento, um fato ou um fenômeno, estimulando nos estudantes a conexão de ideias. A principal vantagem é o aprendizado a partir de situações reais e a mobilização de habilidades socioemocionais, além da oportunidade de explorar outras abordagens como o design thinking.

Gamificação

A gamificação é a utilização de elementos de jogos em situações de aprendizagem.  A metodologia visa engajamento, motivação e promoção da aprendizagem para a resolução de problemas de forma criativa.

Com esses elementos o professor pode deixar a aula atrativa, colocando o estudante no papel de protagonista da atividade e pautando o trabalho na prática com habilidades e competências socioemocionais.  A tecnologia também é um atrativo, podendo fazer elos com o mundo digital ou utilizar plataformas adaptativas.

Um dos benefícios das metodologias ativas é dar protagonismo ao estudante, permitindo autonomia sobre a forma e as vivências do aprendizado.

Um abraço e até a próxima!

About author

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Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.