Imagem: DISNEY BRASIL
As competências e habilidades socioemocionais chegaram pra ficar e foram muito discutidas nos últimos anos. Na BNCC, temos a competência geral 8 – Autoconhecimento e autocuidado e a 9 – Empatia e cooperação, que têm destaque para o que vamos conferir no artigo de hoje.
A competência 8 foca no reconhecimento das próprias emoções, das emoções do outro, do cuidado com a saúde física e mental. A competência 9 trata da valorização da identidade de cada sujeito, do respeito mútuo aos direitos humanos.
Mas o que tudo isso tem a ver com o filme “Red: Crescer é uma fera”? Confira a sinopse do filme: “Uma menina de 13 anos começa a se transformar em um panda vermelho gigante sempre que fica animada.”
Pela idade da nossa personagem, já deu para pegar a pista de que o filme trata sobre adolescência, né? Um período de transição na maioria das vezes delicado e cheio de incertezas, aventura, explosão criativa, mas também muita confusão para quem a vive.
Fonte: DISNEY BRASIL
Então, como podemos aprender e explorar lições do filme no dia a dia com os nossos alunos adolescentes?
Expressar o que sentimos
Primeiramente, permitir que os jovens sintam que possuem um espaço seguro para falar, pedir conselhos, tirar dúvidas ou desabafar é fundamental. A adolescência é um período em que naturalmente os adolescentes se afastam dos adultos, por isso, ter um adulto de confiança que possa guiá-lo é tão importante nessa fase.
Oportunidades de autoconhecimento
Mei, a personagem principal do filme, só consegue controlar suas emoções quando entende o que está sentindo, ou seja, quando consegue nomeá-las e ouvi-las. Autoconhecimento deve ser uma atividade a ser trabalhada na escola desde as crianças. Por isso, veja um exemplo de atividade para baixar:
A importância da amizade e da colaboração
Por fim, no filme, diversos são os momentos em que em meio aos desafios, os personagens se apoiam mutuamente, especialmente por viverem a mesma fase de vida: a adolescência e todas as confusões que chegam com ela. Falar sobre isso, conhecer suas emoções e ter amigos com quem contar é fundamental e enquanto escola, podemos propor momentos de trocas e de colaboração para falar sobre suas experiências. Para te ajudar na prática, veja outro exemplo de atividade:
Prof, espero que tenha gostado das sugestões e reflexões. Fica, agora, o desafio de se pensar em outras maneiras para fomentar a discussão sobre questões socioemocionais com os estudantes de toda a educação básica.
*O filme está disponível no Disney+.
Um super abraço digital,
Prof. Dra. Emilly Fidelix