Coluna Educação Inovadora

A hora e a vez dos professores no centro da Educação

O mês de outubro é especial: é nele em que comemoramos o dia dos professores! A data no mundo é comemorada no dia 05 de outubro, enquanto que no Brasil comemoramos no dia 15 de outubro. Você já parou para pensar o que existe por detrás desta data tão especial?!

A data no Brasil foi decretada por Pedro I, que na ocasião criou o ensino elementar no Brasil e no decreto dispôs sobre o salário dos professores, além das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e ter contato.

A educação se faz com muitas mãos, mas sem dúvida nenhuma os professores estão no centro deste processo! Em especial, nesse ano os professores se reinventaram diariamente diante dos desafios da pandemia.

Ao longo deste ano, ouvi muitas histórias emocionantes, a começar pela minha própria orientadora do Mestrado, que se viu diante de um dilema em seguir com aulas mediadas com tecnologia, mesmo com dificuldades de se conectar e que recentemente me relatou que as aulas estão acontecendo e que estão deliciosas!

Sem contar a infinidade de histórias pelo Brasil, para que a educação não parasse. Eu me coloco aqui também. Minha trajetória como professora ficou conhecida por muitos, através do reconhecimento internacional do Global Teacher Prize, que é considerado o Nobel da Educação, em que fui considerada como uma das dez melhores professoras do mundo pelo trabalho de robótica com sucata. Deixo aqui o link que conta um pouco desta trajetória que se tornou uma política pública no Estado de São Paulo.

Durante o ano passado e nesse, vi muitos professores se inspirando com a minha história, outros me agradecendo e muitos querendo aprender para replicar. Muitas destas histórias me deram forças para seguir, pois sabemos que no dia a dia da sala de aula passamos muita coisa e ter a troca com o outro é essencial.

O que não poderia saber e nem prever era que também precisaria me reinventar enquanto professora! Lecionando aulas de tecnologia, eu me vi com a necessidade de encontrar novos caminhos para oportunizar o ensino de programação e da cultura maker.

Nunca tinha ministrado uma aula para uma câmera, e de repente me vi fazendo isso para uma rede inteira e com aulas de programação, de cultura maker e recebendo novos alunos, aqueles com quem não tinha um contato tão próximo, possibilitado pelos novos tempos e por permitir me experimentar.

Temos muito o que avançar no quesito educação, mas se chegamos até aqui, muito deste esforço são dos professores que merecem todo o nosso respeito e nossa valorização, com plano de carreira, formação docente, acesso a melhor infraestrutura etc. e que neste momento estão fazendo história, transformando um momento difícil em novas oportunidades de aprendizado, ao não permitir que nenhum estudante fique para trás.

Parabéns professores, por transformar vidas. Que possamos continuar nessa caminhada conquistando mais espaços. É necessário ter altas expectativas para todos os nossos estudantes, mas é essencial ter altas expectativas para os nossos professores.

Um abraço carinhoso!

Sobre o(a) autor(a)

Artigos

Formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora da rede pública de SP, idelizou o trabalho de robótica com sucata, que é uma política pública e metodologia de ensino. Gestora, consultora e formadora docente, considerada uma das dez melhores professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize, nobel da Educação. Atualmente, assina a coluna Educação Inovadora no blog Redes Moderna e é autoras dos livros de Robótica com Sucata e Robótica com Sucata II - uma aventura pela criatividade.