Ícone do site Redes Moderna

Tecnologias assistivas na Educação

Para conversar sobre tecnologias assistivas, é necessário antes dialogar sobre educação inclusiva.

A educação inclusiva compreende um espaço para todos, favorecendo a diversidade na medida em que visa acolher os estudantes com mobilidade reduzida.

O tema ainda é muito delicado, por conter diversas fragilidades, como salas com muitos alunos, ausência de funcionários, formação docente etc.

Há necessidades que interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem uma atitude educativa específica da escola, como utilização de recursos e apoio especializado para garantir a aprendizagem dos estudantes, e é dentro deste cenário que a tecnologia assistiva pode contribuir para que o professor atue dentro da sala de aula.

Saiba mais Tecnologias Assistivas

É uma área do conhecimento que tem como característica ser interdisciplinar, ao englobar produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Na prática

Para transformar a educação, alguns caminhos e passos são possíveis, a começar pelo acolhimento, como:

Recursos gratuitos disponíveis

Atualmente existe uma série de programas para os alunos com mobilidade reduzida; entre eles, podemos citar os programas gratuitos:


A educação inclusiva é um caminho para contemplar a diversidade mediante a construção de uma escola que ofereça propostas e que atenda as reais necessidades dos alunos, criando espaços de convivência. São muitos os desafios a serem enfrentados, mas as iniciativas e as alternativas realizadas pelos educadores são fundamentais a este processo.

E você, querido professor, como trabalha com a educação inclusiva em sua sala de aula? Conte aqui, nos comentários.

Um abraço,

Sair da versão mobile