Ícone do site Redes Moderna

Com a boca no trombone: a hora e vez da fala e escuta em sala de aula!

Disabled teacher conducts a lesson with children in nature. Interaction of a teacher in a wheelchair with students

Como está o diálogo em sala de aula? É consenso que precisamos ouvir e dar vez as vozes das nossas crianças, adolescentes e jovens, mas isso realmente vem acontecendo?

A aprendizagem demanda interações, trocas, confronto de hipóteses, construções colaborativas e coletivas, entre tantos outros elementos essenciais que só ocorrem com diálogo, com abertura para participação de todos e alunos no centro do processo de aprendizagem. Por isso tudo, precisamos compreender que oportunizar tempo e espaço de fala e escuta devem ser ações permanentes em nossas aulas e planejamento, e que tudo isso exige uma mudança de postura, de atitude enquanto professores, afinal nosso papel é de mediar, facilitar todo o processo de aprendizagem, criando condições e situações favoráveis para que ele aconteça e se desenvolva da melhor maneira possível.

Mudança de postura

Essa mudança de postura diz respeito às nossas convicções e ações no nosso dia a dia em sala de aula. Muitas vezes nós professores falamos muito e escutamos pouco, mas também não basta abrir participação ativa e direta dos estudantes apenas em momentos determinados. É preciso que em todos os momentos as salas de aulas sejam ambientes para o debate, de forma ética e respeitosa, onde as nossas crianças desde bem pequenas, adolescentes e jovens, se sintam apoiados e acolhidos por seus professores, para que fiquem à vontade para perguntar, dar suas respostas, apresentar suas hipóteses e propostas, estudos e pesquisas e expressar seus sentimentos e opiniões, ou seja, construir juntos o conhecimento e um espaço acolhedor. Assim, não cabe mais o “professor como detentor do conhecimento”, só ele fala e decide.

Práticas e metodologias que proporcionam o diálogo e participação de todos em sala de aula

Espaços na escola para expressão e fala dos alunos

Seja em sala de aula, seja na escola como um todo, é extremamente importante criar e fortalecer a cultura do diálogo, da fala e escuta, da participação de todos, pois assim além de contribuir efetivamente no processo de aprendizagem dos nossos estudantes, contribuiremos também, pela educação, com a construção de uma sociedade mais justa, empática e mais tolerante.


Mas e vocês, professores? Que ações em suas escolas estão sendo feitas para criar essa cultura do diálogo? Qual dessas que sugeri você acredita que podem ser adotadas em sua escola ou sala de aula? Conte aqui nos comentários!

Um abraço e muita escuta a todos nós professores!

Sair da versão mobile