Ícone do site Redes Moderna

6 Sugestões para desenvolver o pensamento crítico durante as aulas

Flat style easily editable and nicely layered vector illustration with hand drawn textured elements. Showing teacher and students discussing, talking, communicating, sharing opinions, looking for solutions etc.

Estamos na era da informação e do conhecimento, por isso, levar os estudantes a desenvolverem maneiras de pensar de forma autônoma é essencial. A escola e a as aulas é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do pensamento crítico e facilitadora a lidarem com notícias, discursos e ideologias, permitindo curadorias das informações.  

Assim, o professor tem um papel de despertar essa consciência crítica e vamos conhecer a seguir maneirar de estimular durante as aulas o pensamento crítico. Vamos juntos?! 

  1. Promova questionamentos 

O currículo precisa vir acompanhando de reflexão e aqui o professor tem um papel central através de propostas e questões pertinentes em momentos oportunos. Aguçar a criticidade, promover chuvas de ideias, tirar os estudantes da zona de conforto, promover o dialogismo e debates nas aulas para despertar a argumentação e lidar com opiniões e posicionamentos opostos, permitindo a formação deles em argumentos de maneira lógica e coesa.  

  1. Argumentações 

Dentro da sala de aula temos uma gama de possibilidades que necessitam ser muito bem aproveitada para desenvolver a argumentação.  Vale propor leitura de livros, textos, letras de músicas, assistir a vídeos, filmes e documentários que são gatilhos motivadores para promover o debate, reflexões e tecer argumentos.  

O professor precisar ter um amplo leque de referências com repertórios culturais na hora de realizar o seu planejamento e o seu plano de aula.  

  1. Foco na discussão 

Uma das habilidades e competências essenciais para a construção de um texto dissertativo argumentativo, é a capacidade de manter o foco e isso é muito visto em avaliações internas e externas.  

Desta maneira, para contribuir com o estudante é necessário que o professor defina o escopo do debate e direcione a conversa sempre lembrando do foco da discussão. Um bom treino para isso, é usar novas abordagens como o designer thinking que tivemos a oportunidade de ver em outros textos aqui no blog. 

  1. Embarque no universo do estudante 

É necessário que a escolha dos conteúdos dialogue com o universo discente, muitas vezes há grandes lacunas referentes a isso e aproximar as linguagens e temas são pontos chaves para reverter barreiras. Vale conhecer o universo dos estudantes, gostos musicais, leituras, jogos justamente para trazê-lo ao centro do processo de aprendizagem e dialogar com o currículo.  

  1. Autocrítica 

A Autocrítica é uma habilidade que precisa ser desenvolvida na escola e a chave para o pensamento crítico, então é necessário uma série de incentivos para que os estudantes analisem os seus discursos, argumentações, evitando e corrigindo equívocos em suas falas, descontruindo ideias fixas para construir novas.  

Algo que auxilia neste processo, são as avaliações por rubricas que permite ver onde os estudantes estão e onde pretendem chegar, se analisando criticamente.  

  1. Diversifique possibilidades 

Nossas aulas precisam mudar! Diversificar durante as aulas, inserir a tecnologia, apresentar estratégias, abordagens, suportem, que tragam o lúdico e o dialogismo para dentro das aulas e que permita que os estudantes coloquem em prática a argumentação, autocritica, análise e reflexão.  

Temos muitas possibilidades, estratégias e ações que tornam possível estimular o pensamento crítico nos estudantes.  Tem algo que costuma fazer que dá muito certo com a turma? Que tal compartilhar nos comentários. 

Um abraço e até a próxima! 

Sair da versão mobile