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Um manifesto pela criatividade 

Creative mind or brainstorm or creative idea concept with abstract human head silhouette and hand holding bulb lamp surrounded abstract geometric shapes in bright colors. Vector eps 10 illustration

A criatividade e o pensamento crítico são habilidades socioemocionais híbridas que transitam no campo da cognição e das habilidades socioemocionais, por isso, essencial estar presente em todo o currículo e no processo de escolarização. 

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, ganhamos o direito do uso da tecnologia como uma das 10 competências de ensino, mas quando olhamos para o cenário educacional e principalmente os dados da nossa educação, sabemos que ainda temos um longo caminho a ser percorrido. 

Por isso, é necessário, um pacto pela criatividade para que ela esteja presente nas salas de aula e mais do que isso é um convite a você para conhecer outras histórias que transitam entre as escolas particulares e públicas e através destes relatos, e se sentirem inspirados a darem os primeiros passos em caminhos que levam a criatividade como a cultura maker, abordagens ativas, entre outras ao universo da criatividade. Vamos a seguir conhecer relatos e histórias de sucesso que nos fazem refletir sobre esse caminho?! 

  1. Não é uma Caixa  

A partir da storytelling  “Não é uma caixa” – escrita por Antoinette Portis, os alunos dos 1ºs anos, foram convidados a soltar a criatividade e colocar a mão na massa  para criar, com uma caixa de papelão, as mais diversas e divertidas coisas. Primeiro fizeram todo o planejamento e em seguida partiram para a criação. Conheça todo o processo clicando aqui

Fernanda LourençoProfessora e Coordenadora Maker – Colégio Pentágono Santana de Parnaíba / São Paulo  

  1. O maker e a fauna da Escola  

Com a finalidade de aumentar a criatividade e empatia dos alunos, fomentar o movimento” como seria o ideal para você “, promove projetos que estimulam o lado artístico, cria cidadãos consciente e crianças que são capazes de criar soluções pessoais e ao próximo. Clique aqui para conhecer.  

Calebe Rezende – Professor e Formador Maker São Paulo 

  1. Designer Thinking  

Como é possível pensar em um mundo mais autônomo e inclusivo para pessoas com deficiência visual? Em meio a tantas ideias, os alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio passaram por todas as etapas do processo de design.  Criaram protótipos trabalhando em equipe e fizeram uso de muita criatividade para colocá-lo em prática. Como resultado obtivemos muitos trabalhos variados e eficazes que solucionaram o problema. A criatividade nos leva a números ímpares de possibilidades de idealizar, testar, errar e melhorar ideias. Imagens das soluções criadas: Link 

Maria Aparecida Costa – Professora e Formadora Maker  

  1. Professores Criativos 

Os profissionais da educação são os que mais podem contribuir com o desenvolvimento da criatividade nos estudantes.  A educação precisa de professores criativos, capazes de fazer conexões, de criar possibilidades para o desenvolvimento essa competência nos estudantes. Como professora no curso de Pedagogia e coordenadora pedagógica responsável pela formação docente para o uso de tecnologias da SME de Varginha, MG, no ano de 2021, privilegiamos o desenvolvimento da criatividade docente. Juntamente com as coordenações pedagógicas, provocamos e levamos aproximadamente 360 docentes a exercitar a criatividade de maneira colaborativa. O resultado desse trabalho foi a criação de duas plataformas educacionais autorais: A Bebeteca ODS Primeiros passos e a Ludoteca ODS Criança. Veja neste vídeo o processo de construção da Bebeteca. Já na turma da Pedagogia, o trabalho aconteceu em parceria com a professora de Alfabetização e Letramento e gerou uma plataforma de gamificação criada pelos futuros pedagogos: A Alfagame

Vânia de Fátima Flores Paiva - Professora e Coordenadora Pedagógica Varginha – MG 

  1.  “Ser ou não Ser? Eis a questão!”  

Esse é o convite que Shakespeare nos faz e nós o ressignificamos, com enfoque na prática escolar: Ter ou Ser tecnologia?  

Ter tecnologia e espaços brilhantes para depois pensar em criação ou inovação? Se inovação está na relação, porque deixar “o Ter” acima da criatividade que é uma ação humana? A intencionalidade pedagógica nos move. Não espere ter toda tecnologia para criar! Confira no link aqui, as nossas criações, com pouca, média e muita tecnologia.  

Marcelo Vieira, Melina Lentini e Renata Moura, Equipe de tecnologia Educacional do Colégio Santa Marcelina – São Paulo 

Essas são mais do que histórias, são inspirações de professores para professores e a certeza que podemos ressignificar a educação usando da criatividade! Que possamos fazer deste manifesto o caminho viável para transformar a educação brasileira. 

Um abraço, 

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