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Cinco ideias para inserir a tecnologia na Educação Infantil

A educação infantil é um momento de constante descoberta e experiências!

É fato que cada vez mais as crianças têm acesso à tecnologia e nem sempre esse uso é benéfico. Mesmo antes de saberem ler e escrever, os pequenos já estão conectados ao mundo digital. Não incentivar o seu uso das escolas é negar sua presença na vida dos estudantes, o que acaba sendo um grande equívoco!

Orientar as crianças desde a primeira infância é fundamental para sensibilizar sobre o uso e o papel da tecnologia na educação, na vida e no coletivo das crianças. Nesta faixa etária, os alunos possuem muita curiosidade e aceitam com facilidade a realização de atividades propostas.

Para o professor, o desafio é buscar ferramentas digitais que ajudem a fomentar a aprendizagem na educação infantil, mantendo o foco no ambiente escolar, como facilitadores da aprendizagem por meio de novas abordagens pedagógicas com o uso intencional e planejado, com foco sempre na melhoria do aprendizado.

A seguir algumas sugestões de como inserir a tecnologia na educação infantil.

1. Cultura maker

Trazer a cultura maker para essa faixa etária é essencial para possibilitar vivências e é recomendável iniciar com atividades de baixa tecnologia, que podem ser ofertadas no curta de animação, utilizando massinha e um celular, desenvolvendo um roteiro e cenário coletivamente com os estudantes.

Ainda pode-se resolver problemas com materiais de sucata (entre eles, garrafa, palitos, massinhas, papeis coloridos etc.), onde os alunos desenvolvem a autonomia para criar e atuar sobre o desafio e construção de objetos com materiais recicláveis, que podem variar de acordo com a proposta, produzindo instrumentos musicais, como um parque sonoro, brinquedos e até os primeiros protótipos de robótica.

2. Audiovisual

A fotografia é um campo rico a ser trabalhado na educação infantil e um propulsor para várias atividades; entre elas, trabalhar a questão da identidade, histórias em quadrinhos sem texto escrito, campanhas – explorando a reflexão por detrás das imagens. Desta forma, o professor vai contribuir para o desenvolvimento crítico, favorecendo o debate.

3. Leituras online

Uma das vantagens do uso das tecnologias é permitir que os alunos tenham acesso a livros e as histórias, facilitando o acesso à leitura; uma possibilidade são os gibis da Turma da Monica. Tenho certeza que a experiência será incrível e exercitará o imaginário e a oralidade dos pequenos.

4. Ferramentas digitais

Alguns sites são bem interessantes e ajudam na coordenação motora fina e grossa, além de trabalhar o raciocínio lógico, a colaboração e a empatia.

Entre eles estão o Educação Infantil, um site que oferta uma variada gama de jogos que exploram a coordenação motora, matemática, alfabeto, formas e cores, e o Q divertido, que traz crônicas infantis, folclore, charadas, resgatando brincadeiras típicas brasileiras, além de ser um momento para conversar com as crianças sobre os periféricos do computador ou do tablet, como teclado, mouse e monitor.

5. Fazer uso de atividades gamificadas

Essa é uma forma de transformar a busca de um conhecimento em um jogo. Nele, os alunos devem cumprir etapas para avançar e chegar a um objetivo final, tornando o aprendizado um desafio estimulante. Uma possibilidade são as atividades desplugadas e que envolvam problemas e obstáculos a serem resolvidos, como uma caça ao tesouro.


E você, querido professor, quais atividades desenvolve utilizando as tecnologias nas aulas? Conte aqui nos comentários.

Um abraço,

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