Ícone do site Redes Moderna

A construção coletiva de uma escola inclusiva

Em mais de 30 anos em sala de aula, todas as vezes em que tive a oportunidade de ter em minha turma algum aluno com deficiência, pude aprender muito, como ser humano e enquanto profissional da educação. Como foram ricas as vivências, as interações, o processo de aprendizagem dos alunos, as descobertas, as adaptações possíveis, o amor e a empatia! Muitas vezes não foi fácil, é verdade, mas essa convivência é possível, necessária e direito de todos os alunos, crianças, adolescentes e jovens, com deficiência!

As dificuldades vêm muitas vezes por não termos a formação adequada, outros profissionais no apoio na escola ou recursos e ambientes apropriados e acolhedores, entre outros fatores, mas nada disso invalida o direito de cada um deles de conviver, aprender e se desenvolver coletivamente e colaborativamente. E como ainda temos que aprender no sentido de construir uma escola inclusiva e uma educação realmente para todos! Muitas ações para essa construção envolvem toda a sociedade, outras dependem especificamente dos poderes públicos no sentido de debater e implantar políticas públicas, que façam valer o que a lei já determina há alguns anos, mas e nós professores? Como podemos contribuir para a construção de uma escola inclusiva?

Entre tantas possibilidades, destaco algumas que a meu ver são essenciais e possíveis para nós professores.

Compartilho com vocês, queridos professores, alguns conteúdos, materiais e práticas pedagógicas que estão disponibilizadas gratuitamente em sites de institutos, fundações etc.

Instituto Rodrigo Mendes

No site, você encontra um acervo riquíssimo de materiais para estudo, reflexão e muita prática inclusiva! Dá para ampliar muito a nossa visão e entendimento sobre educação e inclusão. Entre tantos materiais de muita qualidade, destaco três, mas vale a pena explorar exatamente tudo!

Livro: “Educação Inclusiva na Prática”. Uma parceria da Fundação Santillana com o Instituto Rodrigo Mendes.

O livro traz seis estudos de caso de estudantes com deficiência matriculados em escolas regulares Brasil afora, além da história e de conceitos da educação inclusiva;

https://www.fundacaosantillana.org.br/wpcontent/uploads/2020/07/EducacaoInclusivaPratica.pdf

Acesse também a live de lançamento do livro, que traz mais informações e o debate para entendermos a proposta do livro. Uma aula para todos de que uma educação inclusiva é possível!

https://youtu.be/niUU3PE9wZg

Coletânea de práticas de Educação Física, “Portas abertas para inclusão”. São várias práticas incríveis que podem transformar a escola em um espaço de aprendizagem para todos. Muito muito bom, vai muito além da Educação Física.

http://institutorodrigomendes.org.br/portas-abertas/files/coletanea-de-praticas.pdf

Portal Diversa

Diversa é uma plataforma criada pelo Instituto Rodrigo Mendes, de compartilhamento de conhecimento sobre educação inclusiva, com práticas e relatos de experiência de educadores de todo o país, com materiais pedagógicos e muito mais. Tudo muito bem explicado e fácil de compreender. Plataforma maravilhosa! Dá para se inspirar, aprender e fazer acontecer em nossas salas de aula e em toda a escola.

https://diversa.org.br/

Instituto Paradigma

O Instituto Paradigma desenvolve um trabalho voltado para a defesa dos direitos humanos das pessoas com deficiência, com uma proposta ampla, que vai além da educação inclusiva, como por exemplo a inclusão econômica. O instituto disponibiliza muitos materiais em sua biblioteca digital como o material abaixo, com práticas pedagógicas inclusivas.

https://iparadigma.org.br/wp-content/uploads/Ed-Inclusiva-3.pdf

Instituto Alana

Para mais reflexão e entendimento sobre os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem Deficiência, leia e compartilhe com todos da sua escola esse conteúdo disponibilizado pelo Instituto Alana. Material esclarecedor!

https://alana.org.br/wp-content/uploads/2016/11/Os_Beneficios_da_Ed_Inclusiva_final.pdf

Mais conteúdos em práticas inspiradoras!

https://iparadigma.org.br/wp-content/uploads/Ed-Inclusiva-3.pdf

Todos Pela Educação

Para conhecer a legislação sobre educação inclusiva, acesse também:

https://todospelaeducacao.org.br/noticias/conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-educacao-inclusiva/

Espero que vocês explorem todos esses materiais de estudo e comecem, se ainda não o fizeram, a transformar sua sala de aula em um espaço de aprendizagem para todos. Esse pode ser um bom caminho para a mudança, transformação e construção da escola inclusiva, nossa contribuição como profissionais da educação.

Como reflexão final, vejam esse conceito disponibilizado pelo Portal Diversa.

“Uma escola inclusiva é uma escola que inclui a todos, sem discriminação, e a cada um, com suas diferenças, independentemente de sexo, idade, religião, origem étnica, raça, deficiência. Uma escola inclusiva é aquela com oportunidades iguais para todos e estratégias diferentes para cada um, de modo que todos possam desenvolver seu potencial. Uma escola que reconhece a educação como um direito humano básico e como alicerce de uma sociedade mais justa e igualitária.”

Um grande abraço a todos e até a próxima!

Sair da versão mobile