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Como inserir os gêneros digitais na sala de aula

Não tem mais volta: os gêneros digitais chegaram para ficar! Os gêneros digitais estão ganhando espaço nas mídias sociais e na sala de aula, e é importante ressaltar que eles preservam características dos gêneros textuais impressos.

Eles têm influenciando as práticas de leitura e escrita na esfera digital, causando um grande impacto na comunicação; alguns são apenas transformações de antigos e conhecidos gêneros que ganharam força e dinamismo na comunicação digital, o que possibilita novas formas de lidar com os conteúdos, mudando a forma de interagir com os textos.

Ao escrever uma mensagem instantânea, temos a estrutura textual impressa, iniciando com saudações, perguntando sobre a pessoa e finalizando com uma despedida, respeitando tipologia ou gêneros e níveis de linguagem. Um bom exemplo disso é a transição do gênero impresso carta para o gênero digital e-mail e WhatsApp.

Saiba mais: Os gêneros textuais são incontáveis e adaptáveis às diferentes realidades e situações comunicativas; com a acessibilidade e a facilidade da Internet criaram-se gêneros e alteraram-se outros, comprovando que eles estão a serviço dos falantes e das necessidades reais de seu tempo, modificando a relação entre leitor-autor.

Os gêneros são grandes ferramentas educacionais para o processo de ensino e aprendizagem. Isso porque além de ser o local onde a língua efetivamente é empregada, possibilitam interação, através do estudo desses enunciados e contato com condições e finalidades especificas.

BNCC e os gêneros digitais

A referência geral é que, a cada ano de ensino, contemplem-se gêneros que lidem com informação, opinião e apreciação, multissemióticos e hipermidiáticos, próprios da cultura digital e das culturas juvenis. Diversas também são as formas, como ações e funções, que podem ser contempladas em atividades de uso e reflexão: seguir/ser seguido, curtir, comentar, compartilhar, remixar etc.

Uso dos gêneros digitais na sala de aula

A linguagem contemporânea, multissemiótica e multimodal oportuniza diminuir a distância entre o professor e os alunos, permitindo que novas práticas e atividades sejam desenvolvidas para aguçar a leitura e a escrita, ampliando as capacidades dessas novas formas comunicativas, devido à sua estrutura, que irá variar de acordo com o histórico social e campo tecnológico, sendo variáveis, versáteis e transmutáveis, e em constante evolução.

Função dos gêneros digitais

Para inserir em sala de aula

Com a nova configuração dos gêneros, teremos muitas mudanças, principalmente nos livros didáticos, que sofrerão alterações, para atender e mesclar a cultura juvenil e incorporar os gêneros digitais, sem perder sua importância e essência na aprendizagem; a principal mudança é a de atitude, a de se permitir incorporar o trabalho colaborativo e aprender através deste processo, aproximando a leitura e permitindo-se aprender com os outros.

Reunimos alguns dos gêneros digitais para inspirar você no trabalho em sala de aula. Muitos podem ser produzidos com o auxilio de celular e tablets, de forma interativa e colaborativa.


E você, querido professor, como trabalha com os gêneros digitais em sala de aula. Conte aqui nos comentários!

Um abraço,

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