Ícone do site Redes Moderna

Como alavancar a aprendizagem com recursos audiovisuais

Vocês têm notado a maneira que os alunos aprendem?

Outro dia levei para a sala um estudo de caso sobre o cyberbullying. Ao começar a leitura do texto, ouvi um sonoro “Professora, vamos procurar no YouTube e ver se encontramos um vídeo sobre esse assunto?” Imediatamente pesquisamos e encontramos alguns vídeos e usamos o texto para promover as discussões sobre a atividade que estávamos realizando.

Essa atividade foi o suficiente para compreender que a leitura é e sempre será fundamental, porém o audiovisual (que é também uma forma de leitura) está cada vez mais presente na vida dos nossos alunos e se torna essencial levar essa importante ferramenta para dentro da sala de aula, não somente como consumidores, mas também como produtores.

Já temos muitos educadores que fizeram do vídeo a sua sala de aula, principalmente pelo potencial de alcance entre os jovens. Entre os muitos canais de educação, destaco o professor Procópio, do Rio de Janeiro, que com a linguagem simples e o jeito irreverente de ensinar matemática atrai muitos estudantes. Você, professor, também pode ter o seu canal, iniciando com equipamento simples, como o celular ou uma câmera.

Como levar recursos audiovisuais para dentro da sala de aula?

Existem várias possibilidades de inserir o audiovisual nas aulas; uma delas é tornar os estudantes criadores de conteúdo, exercitando a mão na massa. Lembre-se que o celular pode ser um importante aliado para produzir conteúdo audiovisual com os discentes. Abaixo, destaco algumas ações.

Materiais de baixos recursos e sugestões para realizar vídeos

Programas gratuitos para edição


E você, querido professor, como costuma trabalhar com o audiovisual em sala de aula? Conte aqui nos comentários! Este é um importante espaço de troca e fortalecimento de práticas docentes.

Um abraço,

Sair da versão mobile